Buscar uma vida saudável com hábitos saudáveis, como uma boa alimentação aliada à prática constante de exercícios físicos, é fundamental para quem quer viver muito e viver bem. Os benefícios de uma vida saudável são inúmeros tanto para o corpo, como para a mente.
Há diversos tipos de exercícios para os mais variados objetivos e variadas necessidades das pessoas, como exercícios para coluna. Um desses tipos de exercícios é o treinamento funcional que já é bastante conhecido e utilizado amplamente pelo Brasil.
Mas o que é o treinamento funcional? É a prática de exercícios baseados em movimentos naturais do ser humano, como correr, pular, girar, agachar, puxar, empurrar.
O objetivo principal do treinamento funcional é melhorar o desempenho de alguém em uma atividade específica, seja no cotidiano, em suas tarefas diárias, seja no esporte.
Pode ser feito em vários lugares, na academia ou até mesmo em casa. Mas você sabe por que essa modalidade de exercício é tão indicada para idosos? Acompanhe o texto a seguir entenda!
A principal função do treinamento funcional é fornecer a capacidade para alguém realizar as tarefas simples do cotidiano com eficiência, independência e de forma autônoma.
Sabemos que na idade madura, perde-se bastante dessa capacidade em realizar as atividades cotidianas de forma satisfatória. Por isso, o treino funcional é tão recomendável para idosos.
Obviamente, o acompanhamento de um profissional da área que seja qualificado é fundamental e indispensável, pois ele irá adequar a prática do treinamento funcional às necessidades específicas de cada pessoa de acordo com seu desempenho, prezando sempre por aspectos como individualidade, sobrecarga, especificidade, variação e progressão de cada caso.
A modalidade também é dinâmica, permitindo uma maior liberdade. É perfeito para quem não gosta tanto de Academia de musculação completa, pois os equipamentos são deixados de lado.
O que não significa que o treinamento funcional não se utilize de materiais, nele, usa-se acessórios como elásticos, cordas, bolas, cones, discos, hastes, bola suíça, cinto de tração, medicine ball, bosu, mini trampolim, escada de agilidade, amilhas, entre outros, auxiliando no peso do próprio corpo, que serve para a execução da maioria dos exercícios.
O que também não significa que o treinamento funcional não possa ser realizado em academias ou até em conjunto com a musculação, vale a opção mais confortável e que melhor se encaixe para cada indivíduo.
Todas as partes do corpo são trabalhadas, não somente os músculos, como na musculação.
A combinação de exercícios vai depender das características de quem estiver praticando a atividade, mas o treinamento funcional, por ser uma prática que engloba todo o corpo, pode ser combinado com outros exercícios, como o treino cardio para iniciantes, exercícios de força e equilíbrio, a fim de ser um exercício dinâmico e motivante.
Pode-se adaptar o que está ao alcance, no caso de um treino em casa, como usar cadeiras, bancos. Mas sempre usando o bom senso e priorizando a segurança.
O Treinamento funcional para idosos também é muito recomendável quando se quer realizar um treino para emagrecer.
Nessa idade o gasto de energia é menor e doenças em função disso podem aparecer, como o diabetes tipo 2 e o colesterol, então, pra evitar que isso ocorra, o treinamento é muito importante.
Pois ele alia vários tipos de exercícios, mas lembre-se: a alimentação também deve ser repensada e muito bem planejada. O conjunto alimentação/exercício é essencial para quem busca o emagrecimento e a saúde.
Toda sessão deve seguir o procedimento:
Mas quais são os benefícios para quem pratica esse treinamento? Veja a seguir.
Já temos noção do quão rico é o treinamento funcional. É um exercício tão completo que pode ser aliado às diversas práticas como o pilates beneficios. Acentuando ainda mais os benefícios de ambos os exercícios.
Para os idosos, o treinamento é muito benéfico. São alguns dos benefícios:
Portanto, o Treinamento funcional para idosos é uma ótima alternativa para garantir a independência nas tarefas cotidianas e a qualidade de vida. O sedentarismo está muito fora de moda e não combina nada com uma vida saudável, independentemente de questões como a idade.