O inverno é a época do ano em que a quantidade de sol que nos atinge diminui significativamente. Os dias são muito mais curtos e o clima mais rigoroso. Por que vale a pena cuidar de uma alimentação saudável no inverno?
Mudar a dieta: vale a pena?
O inverno não é uma época fácil do ano para o nosso corpo. Uma redução significativa na quantidade de luz solar e dias mais frios diminuem o humor e nos tornam cada vez mais dispostos a comer lanches gordurosos, difíceis de digerir e não saudáveis.
Devemos lembrar que no inverno vale a pena cuidar da sua imunidade, que nos protegerá de infecções e fortalecerá o organismo. Na luta pela saúde, você não deve esquecer a dieta, que tem um enorme impacto em nossa condição física.
O inverno é ideal para incluir vegetais e frutas da época em sua alimentação. Vegetais verdes como couve, brócolis e espinafre são considerados uma das propostas culinárias mais saudáveis. A clorofila que eles possuem aumenta a energia e ajuda a combater doenças.
Legumes como cenoura, beterraba, salsa e aipo também são essenciais na dieta. A fruta da época não pode ser esquecida. Maçãs, laranjas e bergamotas são boas pedida, cheias de vitamina C e que ajudam a imunidade.
Se você quiser comer o máximo de legumes e frutas possível, você pode fazer saladas para o jantar ou levar para o trabalho ou escola. Uma maneira interessante e rápida de introduzir grandes quantidades de vegetais e frutas é fazer sucos.
Vale lembrar que você pode conservar quase todos os vegetais. Cenouras, beterrabas, rabanetes e couve-flor serão uma variedade interessante para sua dieta. Para as crianças, maçãs em conserva são uma ótima ideia.
Grãos e leguminosas
Cuidando de uma dieta saudável no inverno, muitas vezes esquecemos dos grãos e legumes, que são extremamente valiosos.
A aveia é uma ótima proposta para o café da manhã. Ela adiciona energia e proporciona uma sensação de saciedade por um longo tempo.
Você pode preparar mingau com sua fruta favorita à noite e levá-lo ao escritório em um pote Esta é uma grande economia de tempo, que é tão valiosa quando nos preparamos para ir trabalhar pela manhã.
Se você não tem tempo de preparar a sua alimentação em casa, vale a pena pedir comida saudável no delivery, e aproveite para optar por cupons de desconto para não acabar com o seu orçamento (cupom ifood, cupom aiqfome).
No inverno, você não pode esquecer das leguminosas, que muitas vezes são subestimadas. Ervilhas, feijões, lentilhas ou grão-de- bico, são uma excelente opção para sopas Também vale a pena ficar atento aos pratos de uma só panela, que são perfeitos para quem não tem paciência para cozinhar.
Opções de doces saudáveis
Longas noites são uma característica do outono e inverno. Este é o momento em que mais frequentemente nos deixamos tentar pelos doces. Vale lembrar que o açúcar pode ser substituído por doces deliciosos, saudáveis e nutritivos.
Chips de banana, tâmaras ou maçãs secas são opções de lanches saudáveis para um filme ou um torneio familiar de jogos de tabuleiro.
Mudar a dieta no inverno é necessário se quisermos nos proteger contra doenças e ficarmos sempre dispostos. Vale a pena perceber que esta não é uma tarefa tão difícil quanto pode parecer. Requer apenas alguns bons hábitos, que viram rotina para vivermos melhor!