Equipamentos encontrados em um laboratório

laboratório

Na indústria química, na farmacêutica e nas análises médicas o laboratório é um ambiente muito importante, afinal é onde se processa toda a informação e ocorre a produção de produtos químicos para diversas aplicações.

Para que um laboratório funcione bem é preciso o uso de muitos componentes que evolvem vidrarias, materiais e equipamentos que vão desde elementos filtrantes como a manta G3 até vidrarias e equipamentos descartáveis.

Esses elementos garantem que as análises sejam feitas com maior qualidade e precisão, fazendo com que os produtos atendam a demanda de forma decisiva.

Nesse artigo trataremos de alguns elementos presentes no laboratório bem como entender o serviço de calibração de equipamentos laboratoriais que garante que o pleno funcionamento desses equipamentos e materiais.

Equipamentos encontrados em laboratório

Existem muitos tipos de equipamentos usados nas rotinas laboratoriais, sejam análises biológicas ou químicas.

Abaixo veremos uma relação desses equipamentos e seus usos dentro desses ambientes.

1. Agitador e aquecedor

O agitador e o aquecedor é usado para que as soluções sejam agitadas e aquecidas.

Esse agitador é formado por um placa, a placa agitadora-aquecedora que permitem a uniformização da solução e o aquecimento das substâncias ao mesmo tempo.

É portanto, um equipamento bastante presente no laboratório.

2. Dispensador de líquidos

dispensador de líquidos para laboratório é um equipamento muito utilizado para que ocorra a transferência de líquidos nesses ambientes.

O dispensador é uma ferramenta sofisticada e que tem grande uso em muitos procedimentos.

3. Béquer

O béquer é um tipo de vidraria de laboratório, que pode ser encontrado em vidro (borosilicato) ou de material plástico como o polipropileno.

Esse tipo de vidraria ajuda na precisão da medida dos volumes e possuem um formato cilíndrico, com diversas alturas e diâmetros. Esse elemento é graduado e pode ser aquecido, apenas suas versão de vidro. O uso do béquer se aplica nos líquidos ou em sólidos dissolvidos em líquidos.

4. Câmara climática

câmara climática laboratorial é usada para que seja possível a criação de estabilidade de forma acelerada de:

  • Medicamentos;
  • Teste de envelhecimento em sementes;
  • Alimentos;
  • Plantas.

A câmara é chamada de climática, pois permite que haja controle da umidade e da temperatura dentro do seu interior, de modo que é observável o comportamento das substâncias em diferentes condições climáticas.

5. Placas de Petri

São placas de vidro usado especialmente em laboratórios biológicos. São usadas para que seja possível fazer a cultura de bactérias e células.

São usados também para que análises de concentração e componentes de misturas sejam feitos, em processo tradicional de secagem em estufa.

6. Refratômetro

É um equipamentos que permite a análise dos índices de refração da luz em uma amostra translúcida. Pode ser tanto digital como analógico.

7. Tamissadora

É um tipo de equipamento para análise granulométrica em sólidos. A tamissadora é constituído em mesas agitadoras e coluna de peneiração, e diversas peneiras em com malhas diferentes.

Os sólidos passam por essas malhas em ordem decrescente do tamanho da partícula, sendo alimentadas a partir do topo do equipamento.

8. Manta filtrante

Um dos elementos importantes dentro dos laboratórios industriais é a manta filtrante G3.

Essa manta filtrante serve para aplicação em muitos equipamentos e processos, e essas mantas são feitas de poliéster.

A principal função da manta G3 é o uso na filtragem de ar nos equipamentos.

Calibração de equipamentos

A calibração de equipamentos é muito importante para que os instrumentos de medição dos laboratórios sejam eficientes e precisas. Assim, são aplicados nas balanças, tamissadora, aquecedores e agitadores, termômetros, refratômetros e muito mais.

A calibração é feita por um laboratorio de calibração de instrumentos. Os procedimentos realizados para a calibração dos equipamentos permitem a análise da veracidade dos dados que são captados pelas ferramentas.

Essa veracidade se dá por meio de uma comparação dos componentes que foram medidos com uma unidade padrão. Os equipamentos que não corresponderem com o padrão precisa de manutenção e calibração, pois está dando números errados.

A calibração de equipamentos é de grande importância dentro das análises laboratoriais biológicas, pois garante que os dados sejam corretos permitindo que a análise patológica seja precisa.

Dessa forma, vimos que o laboratório é um ambiente que precisa ser equipado com muitas ferramentas. Essas ferramentas permitem que as análises sejam precisas e seguras, fazendo com que o laboratório seja de confiança.