Investir em um negócio próprio pode ser viável para um profissional que trabalha no setor de odontologia.
Muitas clínicas renomadas começaram a trabalhar com um sistema de franquias, onde oferecem toda a estrutura de uma clínica odontológica, dos móveis para a recepção e sala de espera, até os equipamentos para poder trabalhar, como máquinas, espátulas, óculos de proteção, e a cadeira do dentista, onde o paciente é tratado.
Esse tipo de serviço ajuda o profissional em todos os aspectos, inclusive na escolha do melhor ponto de instalação.
O marketing também é realizado de forma igualitária, conforme o plano de franquia escolhido pelo profissional, e pode abranger desde a divulgação em mídias eletrônicas, como rádio e TV, mídias de papel, como jornais, folhetos e revistas, até nas mídias sociais, conforme permissão do conselho odontológico estadual.
Como o governo não consegue atender plenamente todos os pacientes na rede pública de saúde, esse modelo de negócio tem sido uma forma de alcançar as pessoas que mais precisam, principalmente em áreas mais carentes.
A abertura de um consultorio odontologico, por meio de uma franquia pode ser uma oportunidade para os profissionais que estão chegando agora no mercado de trabalho, para iniciar uma carreira de sucesso.
Como a disponibilidade de investimento, para a compra de todos os equipamentos necessários, tendo ainda que investir em um ponto comercial, pode ser muito alto.
A oportunidade oferecida pelas empresas de franquia pode ser o momento ideal principalmente para aqueles que acabaram de se formar em uma faculdade de odontologia.
As franqueadoras são marcas consolidadas no mercado, e o mercado odontológico está em franca expansão, principalmente o Brasil sendo um dos países de referência quando o assunto é saúde bucal.
As consultas aos dentistas tendem a ser uma prioridade para os brasileiros e isso facilita a implementação de uma clínica odontológica, em diferentes pontos nos mais variados municípios.
Com as ofertas das franquias mirando os novos profissionais, é possível que o crescimento de estabelecimentos comerciais seguindo esse modelo alcance um número significativo em um curto espaço de tempo.
Para o início dos trabalhos, além da ajuda na compra de equipamentos e escolha do ponto comercial, as franqueadoras oferecem:
Com esse modelo de implementação, os profissionais podem ser acompanhados de perto por um corpo administrativo, permitindo que ele mantenha a cadeira odontologica sempre com a presença de um paciente.
Os custos fixos, como fornecimento de energia pelas concessionárias, abastecimento de água, entre outros, devem ser de responsabilidade do investidor. Ainda assim, é muito vantajoso para os profissionais, que devem estar atentos à agenda de clientes, ou pacientes.
Após a escolha por uma marca de franquia, o profissional do ramo odontológico, ou dentista, pode investir em seu estabelecimento comercial, com a compra de ferramentas e equipamentos que ajudem no atendimento, permitindo um trabalho correto e de forma honesta.
O desempenho profissional será a garantia do fortalecimento da marca e do próprio nome do dentista diante da comunidade.
A manutenção de equipamentos odontológicos deverá ser realizada constantemente para manter o nível de qualidade de atendimento e ainda garantir a saúde de seus pacientes.
Deve-se levar em consideração que os custos de uma manutenção preventiva podem ser muito menores do que uma manutenção corretiva, pois os equipamentos utilizados em uma clínica odontológica podem custar muito caro e o investimento em equipamentos e ferramentas profissionais deve atender a uma classificação de nível excelente.
O investimento em uma autoclave dentista preço é bastante alto, e para realizar a esterilização dos equipamentos, esse aparelho tem um papel fundamental, inclusive quanto à saúde dos pacientes.
Os produtos que devem ser descartados, como agulhas, precisam contar com uma empresa especializada no descarte de resíduos sólidos do setor hospitalar. Por isso, os equipamentos que funcionam como esterilizantes também devem atender às normas de segurança empregados a hospitais e clínicas médicas.
Caso qualquer equipamento apresente sinal de defeito, o profissional deve procurar uma empresa especializada em manutenção de equipamentos odontológicos sp, para que o conserto seja realizado o mais rápido possível, e não seja prejudicado o atendimento aos pacientes, refletindo nos custos empregados e no faturamento, ao final do mês.
Apesar das clínicas em modelo de franquia terem todo o suporte junto a sede, inclusive para a divulgação de materiais padronizados de marketing, ainda é possível realizar investimentos próprios e desenvolver conteúdos de qualidade para atrair pacientes.
Assim, é preciso ter atenção às diretrizes estabelecidas por órgãos reguladores, ou mesmo possíveis regras apresentadas em materiais de divulgação desenvolvidos pela filial para criar os conteúdos e campanhas.
Após avaliar as normas e abordagens aprovadas, o que varia bastante conforme a rede filiada, é possível desenvolver uma campanha de marketing e um cronograma de publicações, de modo a evidenciar a unidade de atendimento.
Nesse planejamento é necessário considerar os tratamentos oferecidos e principais dúvidas e interesses dos pacientes, bem como destacar a localização.
Tudo isso deve ser feito considerando uma abordagem informativa e educacional, ou seja, sem realizar uma propaganda de forma direta.
Afinal, como dito, é preciso ter atenção ao desenvolver um marketing medico de qualidade e ético, mas que também cative os internautas.
Por isso, a principal orientação é prezar pela boa informação, elencar curiosidades e sanar dúvidas, sem promessas de resultado, por exemplo.
Outro aspecto que deve ser avaliado junto a matriz são processos de melhorias da clínica, como o uso de softwares e plataformas online para acelerar o atendimento e garantir uma melhor experiência aos pacientes.
Com bons softwares de gestão que a rede pode proporcionar, por exemplo, é possível gerenciar todos os atendimentos e agendas em uma só ferramenta.
Além disso, tais ferramentas possibilitam que os pacientes sejam atendidos em outras unidades da clínica sem que isso prejudique o tratamento e evolução.
Como esses aspectos são fundamentais para o pleno funcionamento da rede e para a fidelização de pacientes, é muito importante se manter alinhado com as melhorias propostas e sempre verificar se há alguma atualização ou manutenção necessária na franquia.
Iniciar um negócio é um processo que demanda atenção, conhecimento e que exige certo preparo para lidar com algumas burocracias.
No entanto, recorrer ao modelo de franquia tem se tornado cada vez mais uma opção para iniciar um empreendimento, visto as orientações e facilidades agregadas ao ter acesso a uma rede e marca já conhecidas e estabelecidas.
Isso porque muitos processos já estão padronizados e o acesso a orientações e auxílios é facilitado pela rede.
Assim, só é necessário ter atenção ao gerenciamento devido do espaço, realizar uma boa divulgação e contar com equipamentos de qualidade e uma equipe bem treinada para atender e reter pacientes.
Cabe ressaltar, por fim, que a tecnologia e mídias online são importantes aliadas nesse sentido.
Afinal, possibilitam ter um gerenciamento mais claro e preciso das equipes e processos, bem como permitem aproximar a marca dos potenciais pacientes de forma efetiva e adequada às diretrizes do setor.