A boca é um elemento fundamental para o sistema digestório, pois representa o seu início. É por ela que é possível se alimentar, mastigar bem os alimentos e se nos expressarmos.
A boca é formada pela língua, dentes, gengivas, lábios e compreende a mandíbula e outros ossos da face que auxiliam na sustentação dos dentes.
Cuidar da saúde da boca é fundamental, pois isso é importante se prevenir de doenças dentárias como surgimento de cáries, infecções na gengiva, inflamações na língua, dentes e gengivas, dores de cabeça por conta de problemas na boca, dentre outros problemas.
O profissional responsável por esse cuidado com a boca é o dentista. Em geral, os dentistas atuam em clinicas e utilizam um jaleco personalizado com seu nome e seu registro profissional.
Nesse artigo, vamos falar sobre esse cuidado e a importância de buscar por esse profissional.
Como citamos no inicio desse artigo, ir ao dentista é fundamental para garantir a saúde da boca. Um dos procedimentos mais comuns e necessários é a limpeza, que deve ser feita a cada seis meses.
Na limpeza, o dentista realiza uma escovação mais profunda dos dentes e verifica se existem cáries. Para o controle da saliva durante o procedimento, ele utiliza o sugador odontológico.
Antes de ir ao dentista, é importante buscar recomendações com familiares, amigos e parceiros a respeito do profissional e sua qualificação, de fato.
Na ida ao dentista, não somente a limpeza é realizada. O profissional pode passar um raio x para verificar qual é a posição dos dentes e seu encaixe e se existe a necessidade de colocar um aparelho ortodôntico para correção dentária.
Além disso, é importante ressaltar que todos os procedimentos realizados pelos dentistas e uso dos equipamentos, passam pela autoclave dentista, que é um elemento utilizado para desinfectar os materiais.
Dentes tortos e mal posicionados afetam a mastigação, trazem dores de cabeça, além de prejudicar a autoestima.
Cuidar da aparência dos dentes também deve ser uma prioridade e por isso existem alguns procedimentos estéticos realizados pelos dentistas.
Por conta de os dentes auxiliarem na mastigação e de consumirmos diversos alimentos com pigmentações e cores diferenciadas, os dentes vão ficando amarelados.
Isso pode se intensificar ainda mais se houver problemas com a escovação dos dentes, que deve ser no mínimo, 3 vezes ao dia.
Para tornar os dentes mais brancos e bonitos, existem alguns procedimentos que foram desenvolvidos. Um deles, diz respeito ao clareamento dental.
Com esse procedimento a pessoa consegue ter um sorriso branco, através da aplicação de produtos que quebram moléculas presente no amarelado dos dentes e deixando-os mais brancos. Ou seja, são aplicados os chamados “agentes de clareamento”, que podem tornar o sorriso ainda mais bonito.
É importante que esse processo seja feito com um dentista especializado, pois a gengiva precisa ser protegida. Esse elemento fica ao redor dos dentes e não pode ter contato com esse agente clareador, podendo queimar a gengiva.
Realizar o procedimento não diz respeito somente à estética e autoestima, mas também representa um cuidado com a saúde dos dentes além de ida ao dentista, o que já auxilia na higienização dos dentes e prevenção de cáries, por exemplo.
E o melhor é que todos podem realizar esse procedimento, desde que a boca esteja sem problemas de saúde, como cáries e lesões. Para quem está gestante, esse procedimento também deve ser evitado.
Como após o procedimento, os dentes podem ficar mais sensíveis, é importante evitar o consumo de alguns alimentos que podem voltar a manchar os dentes assim como cigarros.
Dentre os alimentos, podemos citar:
Além disso, é fundamental realizar a escovação dos dentes de modo frequente, após as refeições, agrega mais saúde e qualidade de vida à saúde bucal. Outro procedimento bastante interessante é aplicação de lentes de contato dental.
Esse é um procedimento mais estético, que consiste na aplicação de lentes de porcelana na frente dos dentes, causando uma expressão de mais branco. Além disso, com aplicação dessa lente, o dente pode ser moldado para o formato que o paciente deseja.
Para quem utiliza essas lentes, além do aumento da autoestima, vem os cuidados, como escovação, ida ao dentista, verificação de problemas de saúde como bruxismo e se nenhuma lente quebrou.