Entenda para quem é mais indicada a massoterapia? Conheça seus benefícios

Saber para quem é indicada a massoterapia permite que você saiba como pode se beneficiar com a prática de massagens.

Pensando nisso, neste post, você vai conhecer as principais indicações para a prática e descobrir quais os principais problemas que ela pode resolver.

Vamos lá?

1. Ideal para quem sofre com picos de estresse

O estresse diário é algo comum e que pode levar muitas pessoas a desenvolverem uma série de problemas de saúde.

Entretanto, não é algo que sempre pode ser controlado, já que o estresse está ligado ao trabalho, horas no trânsito, boletos, problemas familiares e a sobrecarga da rotina.

Assim, quem nunca teve a sensação de que 24 horas nunca são o bastante para fazer tudo o que deveria em um único dia, não é?

Pois então, se você sofre com picos de estresse, é indicada a massoterapia como forma de redução e controle, causando sensação de bem-estar e relaxamento.

Porém, para isso, vale a pena reconhecer quando o estresse está prejudicando o seu corpo e mente, sendo que os principais sinais incluem:

  •         Alterações repentinas de humor;
  •         Irritabilidade ou raiva;
  •         Tensão próximo ao pescoço;
  •         Dores de cabeça;
  •         Sensação de cansaço físico/mental extremo;
  •         Problemas para manter o foco ou se concentrar;
  •         Aumento da sudorese;
  •         Problemas para dormir.

Além disso, algumas pessoas podem desencadear reações alérgicas, diarreia, vômitos e até desmaiar devido ao excesso de estresse diário.

 

2. Indicada a massoterapia para pacientes com dores

As dores são um dos problemas mais comuns na rotina de milhares de brasileiros, causando inclusive o problema da automedicação em excesso.

Assim, pode ser que você tenha notado que está constantemente com dores de cabeça ou mesmo nos músculos, principalmente nas costas.

Outras dores comuns são percebidas nas pernas, causando a sensação de peso, cansaço e até inchaço nos pés.

Enfim, as dores podem acontecer por uma série de motivos diferentes como:

  •         Estresse;
  •         Passar muito tempo em pé ou sentado;
  •         Andar muito durante o dia;
  •         Tensão excessiva;
  •         Uso de força por longos períodos;
  •         Alterações bruscas na rotina;
  •         Doenças e muitos outros.

Assim, a massoterapia pode ser a melhor aliada para tratamento e redução dessas dores, tanto a curto quanto a longo prazo.

Inclusive, as massagens são usadas como meio de tratamento com o objetivo de reduzir a ingestão de remédios, mesmo para condições crônicas, como a enxaqueca.

 

3. Melhora a qualidade de sono e de vida

O sono funciona como um importante regulador da vida, fazendo com que você seja capaz de lidar com a rotina de maneira mais leve e evitando uma série de problemas.

Exemplo disso é que, ao dormir mal, você pode ter problemas para se concentrar, sofrer com dores de cabeça, cochilar no volante ou no meio de uma reunião e ainda sofrer picos maiores de estresse.

Não é à toa que ao fazer um curso de massoterapia, uma das principais coisas aprendidas são os benefícios das massagens para melhorar a qualidade do sono.

Portanto, se você tem problemas para dormir, começar a fazer massagens pode ser a melhor saída para o problema.

De acordo com diversas pesquisas, a massoterapia auxilia na melhora da qualidade do sono e em problemas como insônia, apneia e síndrome das pernas inquietas.

 

Importante

A melhora na qualidade do sono é capaz de causar benefícios para a sua imunidade, facilitando o processo de cura de lesões e evitando gripe e resfriados.

Além disso, melhora a percepção e sensação da pele, aumentando a atividade dos nervos.

Em outras palavras, permite que você tenha uma consciência maior da própria pele e corpo, o que pode melhorar as suas experiências sexuais, de carinho e suas relações.

 

4. Indicada a massoterapia para pacientes ansiosos e depressivos

Chegando a quarta posição desse post, a massoterapia pode funcionar como um tratamento extra para pessoas que sofrem com sintomas de ansiedade e depressão.

Assim, como as massagens reduzem os picos de estresse, causam a sensação de bem-estar e regulam o corpo, é possível ficar mais calmo durante o dia. Ao mesmo tempo, ajuda a evitar uma série de pensamentos negativos e impulsiona a sua produtividade, elevando a autoestima e controle.

Logo, o tratamento é indicado juntamente com outras técnicas, como terapia e medicação, mas pode mudar o quadro de saúde de um paciente em pouquíssimo tempo.

Como também auxilia na melhora da imunidade, algumas pesquisas apontam que a massoterapia pode ajudar em outros tratamentos, como doenças crônicas que causam dores, diabetes e hipertensão.

 

5. Pode ser a chave para a disposição e felicidade

Por fim, fazer um curso de massoterapia pode ensinar a você como essa prática milenar está diretamente ligada à disposição e felicidade.

Em primeiro lugar, a massagem é capaz de liberar todo o estresse físico e emocional, equilibrando a produção de hormônios.

Assim, o paciente se sente mais disposto e tranquilo, aumenta a produtividade e até o rendimento.

Afinal, ele consegue ficar mais tempo concentrado, evita o estresse e terá boas noites de sono.

Em segundo lugar, toda essa disposição, energia e boas sensações trazem a felicidade para mais perto, evitando pensamentos depreciativos e ruins para a mente.

Logo, quando o paciente se sente mais feliz, eleva a autoestima e autoconfiança, consegue se sentir mais realizado e até elimina pessoas tóxicas da rotina. Em resumo, é mais felicidade e estabilidade para uma vida inteira de realizações.

 

Importante

Vale dizer ainda que existem muitos outros motivos do porque é indicada a massoterapia para praticamente todos os seres humanos.

Isso porque, o número de benefícios é enorme e, sempre que praticada por um profissional, não causa nenhum tipo de malefício.

Uma recomendação importante é sempre conversar com o seu médico antes de recorrer a massagem, principalmente se tiver algum problema de saúde ou caso tenha feito algum tipo de cirurgia. Válido também para gestantes, que podem precisar de um acompanhamento extra.

Enfim, depois de ler todas essas dicas de quando a massoterapia é indicada e o que a prática pode provocar no seu corpo, você ainda tem alguma dúvida?

Comenta aqui embaixo para que eu possa ajudar a responder essas perguntas ou aproveite para compartilhar as suas experiências com nossos leitores.