Os procedimentos estéticos nunca estiveram tão em moda e o preenchimento com ácido hialurônico tem sido bastante comentado e utilizado atualmente. Primeiro por ser minimamente invasivo, segundo por trazer resultados imediatos a preço acessível.
O preenchimento com ácido hialurônico é um procedimento realizado para reestruturação de pele envelhecida e que apresenta os primeiros sinais do tempo, ou seja, rugas e linhas de expressão. O ácido hialurônico é utilizado para preencher rugas e sulcos, melhorar o contorno fácil e pode ser utilizado também para aumentar o volume dos lábios.
O ácido hialurônico preenche o espaço entre as células devido a sua capacidade de atrair água para o local aplicado. Além de reestabelecer o aspecto de pele jovial — eliminado rugas e sinais de expressão —, o procedimento estético ajuda também na hidratação da pele.
Outra função do preenchimento com ácido hialurônico é de diminuir pequenas assimetrias na face, tornando a região mais harmônica.
Os principais locais aplicados são:
Normalmente uma sessão é suficiente para o procedimento, mas em alguns casos pode ser necessário o retoque, sendo que isso ocorre 15 dias após a sessão.
O preenchimento com ácido hialurônico não é um procedimento definitivo. O tempo médio de duração do ácido no organismo, antes da total absorção, é de até 18 meses. Esse período pode ser menor, pois está relacionado com o organismo e a pelo do paciente.
Os resultados do preenchimento com ácido hialurônico aparecem logo ao final do procedimento, mas podem ser melhores observados após uma semana, pois o inchaço já terá diminuído nesse tempo.
Não existe idade mínima ou máxima para a realização do procedimento, mas normalmente a partir dos 25 anos é que se inicia a procura por este tipo de procedimento estético.
O preenchimento com ácido hialurônico não é indicado para pessoas grávidas, em período de amamentação, com doenças autoimunes, imunossuprimidas, com alergia a qualquer componente da fórmula ou com infecção no local a ser realizado o procedimento.
Existe ainda uma grande controvérsia no Brasil sobre quais profissionais podem realizar o preenchimento com ácido hialurônico. Cirurgiões plásticos e dermatologistas, são os que têm autorização para fazer tal procedimento, mas hoje existe uma disputa judicial para que dentistas e biomédicos possam fazer o tratamento com cunho estético. O ideal é buscar um profissional de confiança que realize o procedimento com a maior segurança possível, pois existem riscos que precisam ser evitados.