Atualmente, a necessidade de praticar exercícios e possuir hábitos saudáveis é compreendida por todos, desde crianças até idosos.
Existem diversas formas de começar a ter uma vida mais saudável e, nesse cenário, é possível começar por uma alimentação que contenha mais frutas, vitaminas e ir cortando – mesmo que aos poucos – os itens gordurosos, frituras e comidas semelhantes que fazem muito mal ao organismo.
Mas, o mais importante nesse processo são os exercícios, como pilates e aeróbica, que contribuem de diversas formas positivas para uma melhor circulação sanguínea e combatem o desenvolvimento de doenças cardíacas, nos ossos e que podem comprometer as articulações.
Você sabe como fazer esses exercícios? Durante este artigo iremos abordar diversas curiosidades e informações que irão te ajudar a ter uma vida mais saudável.
As crianças e as gestantes necessitam de uma linha de treinamentos mais específicos, que atendam a necessidade corporal de cada um e respeitando suas necessidades e limitações.
No caso das crianças, por estarem em processo de desenvolvimento é preciso direcionar as atividades para atender a essa demanda e auxiliar o corpo nesse processo.
Já no caso das gestantes, pelas limitações corporais e desenvolvimento do bebê é interessante procurar exercícios que diminuam as dores e auxiliem na saúde e desenvolvimento da criança. Vamos entender um pouco mais sobre isso nos tópicos a seguir.
O treinamento funcional para crianças tem como objetivo deixá-las mais preparadas para as tarefas do cotidiano que a vida adulta irá precisar, tais como: ficar muito tempo sentado, carregar certos tipos de pesos e etc.
Com o sedentarismo tomando conta da vida do brasileiro adulto, esse treinamento além de conscientizar também é responsável por ajudar de forma prática a evitar esse grande problema.
É possível afirmar que esses treinamentos trazem diversos benefícios que irão refletir muito na vida adulta da criança, como:
Melhora no equilíbrio;
Reforço na musculatura;
Sistema cardíaco com melhor desempenho;
Aquisição de maior agilidade.
Assim, os exercicios funcionais além de ter esse reflexo positivo na vida adulta são responsáveis por fazer com que a criança se distancie de aparelhos eletrônicos que, na maior parte dos casos, ocupam uma boa parte da rotina diária das crianças.
Hoje em dias os pais até acompanham as crianças nessa rotina pois, nos tempos mais antigos, essa não era uma preocupação dos pais, principalmente pelo fato de as gerações anteriores estarem mais habituados com trabalhos braçais que já eram uma forma de se exercitar.
Hoje, no século 21, essa preocupação já se faz presente, é reconhecida e deve sempre ser tratada, principalmente quando ainda criança e está em processo de crescimento e formação muscular.
O curso de pilates para gestantes entrega diversos tipos de exercícios que ajudam durante toda a gestação e também irão contribuir para a hora do parto, vamos enumerar os benefícios:
Respiração: A oxigenação do bebê está diretamente ligada a respiração da gestante, quanto mais uniforme for, melhor para o bebê. Além disso, uma respiração correta ajuda na formação muscular e também retira a sensação de cansaço constante;
Circulação: As gestantes sofrem muito com partes do corpo que acabam apresentando inchaço (normalmente as articulações) e os exercicios aerobicos que são aplicados no pilates ajudam a melhorar toda a circulação, fazendo o sangue correr de forma mais rápida e não ficar lento (que é o motivo do inchaço em articulações);
Exercícios seguros: Toda gestante se preocupa se os exercícios não podem trazer dores ou até mesmo um cansaço extra que não é nada bem vindo. Vale dizer que os aparelhos de pilates são totalmente seguros e possuem um padrão apropriado para as gestantes que não permite que carreguem peso demasiado ou até mesmo forcem as articulações.
Muitas gestantes optam por iniciar essa prática durante a gravidez e mesmo depois continuam a praticar para que os benefícios se reflitam durante toda a vida.
Outro aspecto responsável por isso é que as academias de pilates fornecem uma estrutura totalmente voltada para a experiência da gestante, como vamos ver no próximo tópico.
A hidroginástica para gestante é recomendada por diversos motivos, mas podemos destacar a necessidade do equilíbrio entre o consumo de comidas energéticas e o gasto de toda essa energia.
A hidroginástica tem os benefícios da ginástica com o cansaço e resistência que a água oferece, sendo um dificultador da realização de exercícios repetitivos, forçando os músculos do corpo a se contraírem de uma forma mais intensa e rápida.
Esse tipo de exercício tem como foco melhorar a qualidade respiratória e reforçar as articulações das gestantes.