Terapias naturais: a aromaterapia diminui a ansiedade?

Medos excessivos, preocupação intensa, dificuldade de concentração, nervosismo ou problemas para dormir. Esses são alguns dos sintomas que caracterizam a ansiedade. 

O transtorno afeta mais de 260 milhões no mundo. No Brasil, cerca de 18 milhões de pessoas sofrem com a ansiedade.

O tratamento engloba várias frentes como psicoterapia, medicação e hábitos de vida saudáveis e prática. Mas afinal, a aromaterapia diminui a ansiedade? Confira!

O que é ansiedade?

É normal que situações estressantes gerem algum nível de ansiedade. Uma prova, entrevista de emprego ou uma viagem podem nos deixar alerta por um tempo.

É a forma temporária que o nosso cérebro nos coloca para nos prepararmos para grandes eventos. Porém, em algumas pessoas, esse estado de alerta é constante.

A ansiedade se torna um transtorno quando o indivíduo não consegue parar de se preocupar. É uma carga de stress muito grande que pode até gerar efeitos físicos como tonturas, enjoos, taquicardia, falta de ar e dor no peito.

Com a pandemia de Covid-19, a ansiedade aumentou. O medo de ficar doente ou de perder uma pessoa querida, além da angústia do isolamento social podem descontrolar os sinais de alerta do corpo.

O que é aromaterapia?

Aromaterapia é uma terapia alternativa milenar que utiliza aromas para provocar sensações pelo corpo. 

Um aroma, quando entra em contato com o nosso corpo através dos nervos do olfato, comunica-se com outras regiões, provocando efeitos físicos e emocionais.

A aromaterapia trabalha com óleos essenciais e florais. Eles são extraídos de flores, caules, raízes, cascas e folhas. Cada um desses compostos possui um aroma capaz de gerar uma reação no corpo.

Óleos e florais tratam medos, depressão, stress, tosse, alergias e também auxiliam a combater a ansiedade.

Como a aromaterapia pode ajudar no tratamento da ansiedade?

Sim, a aromaterapia diminui a ansiedade quando aplicada da maneira correta. Existem vários aromas dos óleos essenciais e florais capazes de ajudar no tratamento da ansiedade

Eles vão diminuir os níveis de stress, dissipar medos, aumentar a sensação de relaxamento, ajudar a dormir melhor, relaxar músculos e diminuir a taquicardia.

Continue a leitura e veja alguns exemplos!

Óleos essenciais para diminuir ansiedade

Para te ajudar neste processo, separamos alguns dos óleos essenciais para tratar os sintomas da ansiedade. Sendo os principais:

Laranja doce

O óleo essencial de laranja doce é capaz de trazer relaxamento depois de situações estressantes. 

Por ser cítrico e fotossensível, não é recomendado o contato direto com a pele, pois pode causar manchas e alergias.

Lavanda

É um dos mais populares, utilizado no mundo inteiro. 

Existem várias indicações do óleo essencial de lavanda para a saúde, pois ele é um grande aliado no combate ao stress, insônia e cansaço.

Alecrim

O óleo essencial de alecrim funciona como analgésico para as dores no corpo e age como um estimulante para as pessoas que se sentem muito cansadas, sem ânimo.

É uma poderosa arma contra a falta de memória e concentração. Não é indicado para pessoas com doenças cardiovasculares.

Camomila

A camomila já é conhecida pelos seus efeitos calmantes. O óleo essencial é capaz de diminuir o stress e trazer relaxamento dos músculos.

Vetiver

Além de afrodisíaco, o óleo essencial de vetiver é poderoso no combate à ansiedade e ao cansaço.

O composto ajuda o corpo a eliminar toxinas, o que aumenta a sensação de bem-estar.

Florais de Bach para combater a ansiedade

De acordo com o Dr. Edward Bach, emoções negativas são capazes de desencadear problemas físicos e emocionais.

O tratamento com florais de Bach utiliza 38 aromas que ajudam a dissipar esses sentimentos. Por isso, também são aliados no tratamento da ansiedade.

Agrimony

É um floral conhecido por ajudar pessoas que não conseguem lidar com seus problemas, usam uma máscara bem humorada diante das pessoas e sofrem quando estão sós.

Esse mecanismo de defesa gera uma grande ansiedade. O Agrimony é indicado para pessoas que tentam suportar angústias com abuso do álcool.

Impatients

O impatients, como o nome sugere, traz calma e paciência para aquelas pessoas que tem o pensamento rápido demais, que precisam que tudo seja resolvido “para ontem”.

Aspen

Ameniza o sentimento de medo, principalmente aquele sem uma causa certa, como uma sensação de que algo ruim vai acontecer, muito comum em pessoas ansiosas e que tem crises de pânico.

Como usar óleos essenciais e os florais de Bach para ansiedade?

Cada composto tem uma forma de uso e quantidade diferente para aplicação. Alguns podem ser borrifados no ambiente, outros podem ser usados em colares difusores.

Óleos e florais também são diferentes nos usos. Por isso, é importante procurar ajuda de um aromaterapeuta para indicar o melhor caminho.

Médicos e psicólogos são essenciais nessa jornada, não deixe de procurá-los quando os sintomas listados no artigo forem frequentes, ok?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *