Aprenda a cuidar melhor da sua saúde

Stress, obesidade e sedentarismo. É um fato que o estilo de vida que a maior parte das pessoas leva atualmente, está bem longe de ser o ideal para a saúde.

A situação é tão grave que a Organização Mundial da Saúde (OMS) alerta que as crianças atuais, podem ser a primeira geração em séculos a viver menos (e pior) que a de seus pais.

As raízes disso são muitas. Contudo, uma constante apontada pela maioria da população, é a falta de tempo.

Elas alegam que é muito difícil equilibrar vida profissional, lazer e família com uma rotina saudável, guiada por práticas que ajudam a preservar a saúde.

Porém, não é preciso revolucionar totalmente sua rotina e estilo de vida, para incorporar práticas que fazem bem ao corpo e à alma.

Cada pequeno passo em relação a uma vida mais saudável conta. Confira, a seguir, algumas dicas simples para cuidar melhor da saúde:

Atividade física é fundamental

Não há escapatória: quem não se move, está fadado a ter uma saúde muito mais precária, do que quem se exercita regularmente.

E isso vai muito além da manutenção do peso em um patamar ideal, tendo em vista que o esporte proporciona benefícios como:

  • Melhor qualidade do sono, devido à energia gasta;
  • Liberação de hormônios que combatem o stress;
  • Melhora da autoestima;
  • Redução do risco de síndrome metabólica;
  • Fortalecimento do aparato musculoesquelético.

A boa notícia é que não é preciso passar horas a fio na esteira, para sentir os benefícios. Há modalidades, como o treino funcional.

Este que pregam treinos curtos, com cerca de meia hora, mas com alta intensidade. Do mesmo modo, há opções para quem ainda não tem condicionamento para uma atividade que exige tanto do corpo.

Ou tem limitações físicas para fazê-lo, como problemas nas articulações. Neste caso, vale a pena investir em atividades de baixo impacto, como aulas de alongamento ou yoga.

Quem não abre mão do fortalecimento muscular, deve procurar um profissional que tenha feito um curso de pilates em sp e que esteja apto a ministrar aulas da modalidade.

Já as pessoas que estão em busca de algo mais animado, dinâmico e querem perder peso, têm uma série de modalidades aeróbicas à disposição.

Algumas delas são o jump, o spinning e o fit dance. Porém, a atividade que mais conquista os recém-chegados às academias, é a aula de zumba para iniciantes.

É uma maneira de queimar calorias e obter todos os benefícios das atividades físicas de um modo leve: dançando.

Bonito por dentro e por fora

Contudo, não é só a saúde física que deve estar sempre em dia: é preciso estar sempre atento à saúde mental.

Isto porque a rotina corrida e estressante que a maior parte das pessoas leva, é um agravante para males como a depressão e a ansiedade.

Manter uma vida social ativa, bem como ter uma fonte de lazer, são costumes que ajudam a manter estas doenças longe. Porém, cuidar da própria aparência também é.

Por exemplo: procurar um especialista em loiros e mudar o visual pode ser revigorante, o que colabora com uma boa saúde mental. Outra maneira de trabalhar com a autoestima, é contratar um especialista em visagismo.

Trata-se de uma técnica que visa projetar para outras pessoas, exatamente a imagem que um indivíduo quer. Para isso, usa-se técnicas como cores e cortes de cabelo, roupas, formato das sobrancelhas, etc.

É preciso encontrar um equilíbrio

O trabalho é, sem dúvida, um ponto importante da vida de qualquer pessoa. Contudo, quando ele se torna o centro de tudo, abre-se a porta para uma série de problemas de saúde causados pelo stress.

Portanto, é essencial manter uma agenda organizada, com tempo reservado a atividades de lazer.

Pode ser um curso de maquiagem, de idiomas, aulas de artesanato, um hobby… É importante encontrar algo que seja satisfatório e traga alívio ao stress da rotina.

Faça check ups médicos regulares

Por mais que uma pessoa faça tudo que está a seu alcance, para atingir um bom estado de saúde física e mental, é preciso averiguar se a rotina está surtindo o efeito desejado.

Portanto, é importante visitar o médico regularmente. Normalmente, recomenda-se uma visita anual ao profissional, para aferir índices como colesterol, triglicerídeos e outros hormônios.

Caso algum indicador esteja desregulado, é possível levá-lo ao nível ideal antes que ele represente uma ameaça séria à saúde.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *