Conheça 6 benefícios do milho para a saúde

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Manter uma alimentação com saúde e equilibrada é muito importante para mantermos o bom funcionamento do nosso organismo. 

E por mais que muitas pessoas saibam dessa importância, será que elas realmente entendem o conceito de “manter uma alimentação saudável e equilibrada”? Acredite, nem todo mundo entende.

 

Basicamente, para manter uma alimentação saudável e equilibrada é preciso ingerir, não em todas, mas na maioria das refeições, um pouco de cada tipo de alimento, ou seja, de todos os grupos alimentares, o que engloba: verduras, legumes, proteínas e claro, cereais.

 

E um dos cereais mais nutritivos que existem, e que muitas pessoas consomem mesmo sem saber o quão nutritivo ele é, é o milho. Inclusive, ele é riquíssimo em fibras, o que faz com que ele seja excelente para o bom funcionamento do nosso intestino.

 

Claro que este não é o único benefício que o milho traz para a nossa saúde, como o título deste artigo já sugere, e você vai conhecer todos os outros muitos benefícios logo abaixo, mas decidimos citar este inicialmente, porque muitas pessoas acham que o milho não é digerido pelo nosso organismo, quando na verdade, boa parte dele é digerido sim.

 

Tudo que há dentro do grão de milho é digerido e aproveitado pelo nosso organismo, a única parte que não somos capazes de digerir, é a capa de celulose que envolve o grão – a qual vemos nas fezes. 

 

Isso mostra que, ao contrário do que muitas pessoas imaginam, o milho traz sim benefícios para a nossa saúde, pois absorvemos todos os nutrientes que existem nele, inclusive muitos antioxidantes e, principalmente, as fibras.

 

Sendo assim, ingerir o milho como uma fonte de cereal é uma excelente opção, além disso, você não necessariamente precisa ingerir o milho em si, caso não goste do grão, pois alguns de seus derivados também são muito benéficos para a saúde, como o fubá, por exemplo. 

 

O fubá é rico em ferro e ajuda na manutenção dos glóbulos vermelhos, além de ser uma fonte poderosa de potássio e ferro. Além disso, é um alimento que pode ser utilizado no preparo de vários pratos diferentes e deliciosos como mingau de fubá, polenta, bolo e muitos outros.

 

Mas agora, voltando para o milho, o que acha de conferir alguns dos principais benefícios deste delicioso, e nutritivo, cereal? Continue lendo e veja quais são os 6 benefícios que o milho traz para a nossa saúde.

6 benefícios do milho que vão te convencer a incluir este cereal na sua alimentação

Veja agora quais são os principais benefícios do milho para a nossa saúde, e veja porque você precisa incluir este cereal na sua alimentação agora mesmo.

Fortalece o sistema imunológico

O milho é rico em vitaminas e carotenóides, o que explica porque ele ajuda a fortalecer o sistema imunológico. Sendo assim, ele ajuda a prevenir algumas doenças como gripes e resfriados.

Previne problemas oculares

Outro grande benefício do milho, é a proteção que ele concede para os olhos. Isso porque ele possui 2 antioxidantes poderosos, a luteína e a zeaxantina, os quais ajudam a prevenir doenças oculares degenerativas, como a degeneração macular e a catarata, as quais costumam aparecer conforme a idade vai avançando.

Auxilia no emagrecimento

O milho é um cereal muito rico em fibras, as quais garantem a sensação de saciedade por um maior período de tempo. Por conta disso, é o melhor cereal para as pessoas que querem emagrecer. 

 

Contudo, ele também é um cereal rico em carboidratos, então seu consumo deve ser moderado e equilibrado.

Ajuda a reduzir o colesterol alto

O milho possui várias fibras insolúveis, as quais são responsáveis pela diminuição da absorção de toda a gordura presente nos alimentos pelo nosso organismo, aumentando a saída de ácidos biliares e, consequentemente, atuando fortemente na baixa do colesterol.

 

Consequentemente, quando reduzimos o colesterol ruim do nosso corpo, também conseguimos evitar doenças cardíacas.

Controla os níveis de açúcar no sangue

Por conter muito magnésio e várias vitaminas do complexo B, o milho é um importante agente na luta contra a diabetes, pois ajuda muito a regular os níveis de açúcar no sangue. 

 

Mas para que isso possa ser eficiente, é importante não consumir o milho como doces, como pamonha doce ou bolo de milho, por exemplo. 

Fonte de energia

O milho, como mencionamos, também é considerado um carboidrato. Por conta disso, ele é uma fonte de energia saudável e muito boa para quem faz dieta e também para quem pratica exercícios físicos, mas deve sempre ser consumido com moderação.

 

Claro que este cereal também pode conceder inúmeros outros benefícios para o seu organismo, como regular o intestino, por exemplo. Mas todos os que mencionamos acima, sem dúvida são os que mais se destacam. 

 

Então, não hesite em incluir o milho nas suas principais refeições, agora que você já sabe como ele é benéfico!

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