5 motivos para você começar a hidratar (agora) sua pele

Cremes, séruns e óleos não servem apenas para deixar a pele aparentemente mais bonita. Um bom produto pode sim ter um efeito mais profundo, principalmente quando tem ativos de nutrição e hidratação.

Acredite: muitos procedimentos estéticos podem ser adiados apenas com a prática de hidratar diariamente com bons cosméticos.

Hidratação é a reposição ou retenção das moléculas de água na derme e na epiderme, as camadas cutâneas mais superficiais. Quando feita continuamente, deixa corpo e rosto sempre viçosos e com aparência saudável.

Ainda não está convencido? Então, confira abaixo cinco motivos para começar a hidratar sua pele já!

1. Evitar coceiras e foliculite

Já notou que muitas vezes após a depilação sua pele coça muito, como se fosse uma alergia? Isso é ainda mais comum após a depilação com lâmina — principalmente se não for feita da forma correta. A coceira é um alerta de uma pele mal hidratada. Quanto melhor a hidratação, menos irritação a pele sofrerá.

Após a remoção dos pelos, o tecido fica mais vulnerável. Tanto os pelos quanto as células mortas removidas durante o procedimento protegem a cútis. Cortá-los ou arrancá-los também é, de certa forma, uma agressão à pele. Portanto, hidratar é reforçar essa camada de proteção. 

Após a depilação, é fundamental hidratar a região. Se possível, invista em produtos com ativos calmantes, que acalmam a pele e evitam a foliculite.

2. Manter a pele jovem e elástica

Boa parte da camada epitelial é formada por ácido hialurônico, substância capaz de reter mil vezes seu tamanho em água. Esse ácido, na verdade, preenche os espaços entre as células e, consequentemente, deixa a superfície cutânea sempre viçosa, homogênea e firme. Com o tempo, a produção de ácido hialurônico diminui e a pele perde esse preenchimento.

Como consequência, o tecido cutâneo começa a formar “vincos”, ou seja, rugas. Mas isso não é apenas devido ao passar dos anos: a pele sem hidratação também não tem água para preencher as moléculas de ácido hialurônico e, por isso, aparenta ser mais envelhecida.

Outro detalhe é que a pele desidratada costuma apresentar ressecamento, que ressalta linhas finas e rugas.

3. Fazer a durabilidade da maquiagem aumentar

Um bom maquiador sabe que o melhor primer é o hidratante. Uma pele hidratada é uma pele saudável e equilibrada, portanto consegue manter a maquiagem por mais tempo. Além disso, sua textura fica mais homogênea e agradável por mais tempo, evitando o temido efeito craquelado com o passar das horas.

4. Repor a hidratação perdida no banho

Apesar de o banho ser o contato contínuo da pele com a água, o uso de sabonete remove a emulsão epicutânea, responsável por proteger e manter a hidratação. Durante o inverno, então, é ainda pior: a água quente consegue remover praticamente toda essa camada. É por isso que, após a ducha, é fundamental passar um bom hidratante corporal.

A hidratação do rosto é a mesma do corpo? Não, porque a pele do corpo é naturalmente mais seca que a do rosto. Portanto, precisa de um hidratante mais potente. 

Depois do banho, a pele está mais úmida e amolecida pela água quente. Além disso, o uso do sabonete remove os camada lipídica e deixa os canais abertos, momento ideal para a aplicação do produto.

5. Cuidar da saúde cutânea

Uma pele desidratada é mais suscetível a sofrer com machucados, irritações e até infecções. Além disso, o equilíbrio na hidratação mantém o bom funcionamento das células cutâneas (lembre-se de que o corpo humano é composto por 50 a 60% de água). Deixar o ressecamento aparecer é abrir portas para desenvolver sensibilidade.

Uma pele seca está relacionada a diversas alterações e patologias dermatológicas. Dermatite seborreica, atópica e rosácea, por exemplo, têm a descamação como uma de suas características. 

Texto: Gear Seo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *