A atividades físicas na terceira idade

terceira

O brasileira está vivendo cada vez mais e isso é um reflexo da melhoria da qualidade de vida. Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, o IBGE, a expectativa de vida do brasileiro nos dias de hoje é de cerca de 76 anos, e o maior desafio para essas pessoas é de aproveitar a terceira idade com qualidade.

Isso porque para viver uma vida longeva com qualidade é preciso investir em uma série de elementos e mudanças de hábitos, como a prática constante de atividades de coordenação motora, alimentação equilibrada e balanceada.

Esses novos hábitos na terceira idade ajudam na prevenção de uma série de doenças como:

  • Depressão;
  • Diabetes;
  • Osteoporose;
  • Doenças cardíacas.

E muitos outros tipos de patologias, a prática de atividades físicas e alimentação equilibrada permite uma melhora na qualidade de vida, principalmente, porque nessa idade a musculatura e a mobilidade podem ficar comprometidas.

Deste modo, a Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia (SBGG), recomenda que os exercícios físicos na terceira idade são tão importantes como nas pessoas de qualquer idade, principalmente, porque a prática deles refletem de forma direta no envelhecimento ativo.

São muitos os benefícios dessas atividades, que vão desde os físicos, passando pelos psicológicos e sociais, já que influenciam de forma direta na autoestima do idoso.

Neste artigo abordaremos a importância das atividades físicas, sejam os mais variados tipos de alongamento, passando pelas caminhadas e outros modelos.

Atividade física na terceira idade faz bem

A longevidade é uma tendência mundial e segundo dados da Organização Mundial da Saúde, a OMS, no período de 2000 a 2015.

A expectativa ao redor do mundo  aumento em cerca de 5 anos, com isso as atividades físicas foram um dos papéis mais responsáveis por esse aumento na qualidade de vida.

Segundo uma pesquisa britânica publicada em 2018, atividades leves realizada na casa do idoso ou em casa de repouso para mulheres, como caminhar, cuidar do jardim e até mesmo brincar com os netos, contribuem e muito para a saúde dos idosos.

Segundo alguns pesquisadores, atividades físicas realizada apenas algumas horas de atividades físicas ajudam a diminuir o risco de morte em pessoas idosas.

Assim, a atividade física para os idosos são fundamentais para envelhecer com qualidade, manter as atividades rotineiras autônomas, entre muitos outros.

No tópico abaixo falaremos sobre os benefícios das atividades físicas, sejam exercícios aerobicos entre muitos outros.

Os benefícios das atividades nessa fase

Como vimos a atividade física é muito importante para que o envelhecimento seja mais agradável, mais bonito e também muito mais seguro. E com a prática de algumas horas por semana os idosos podem usufruir de uma série de benefícios.

Esses benefícios falaremos abaixo como a melhoria da qualidade de vida já que permitem que os idosos tenham mais disposição, o sono fica mais qualitativo, há uma diminuição geral do estresse e da ansiedade, ampliação do contato social e também o controle de peso, principalmente se o idoso fazer aula de musculação para terceira idade.

Alguns outros benefícios das atividades físicas são a melhoria da pressão arterial, preservação dos ossos e articulações, e um dos objetivos centrais, a promoção da autonomia e da independência.

No tópico abaixo falaremos sobre as atividades recomendadas para quem está nessa época da vida.

Atividades recomendadas para a terceira idade

São muitos os exercícios físicos para a terceira idade, mas antes, é fundamental que haja uma orientação médica, inclusive, este pode até mesmo indicar algum tipo de modalidade de esporte e os cuidados que devem ser tomados para que não haja mais grandes problemas.

Abaixo falaremos sobre algumas modalidades de atividades físicas que podem ser realizadas pelos idosos.

1. Caminhada

É uma das atividades mais brandas e mais realizadas por conta da sua facilidade de execução.

Existem muitos benefícios dessa atividade assim como o shiatsu nas costas. Prevenção da obesidade, fortalecimento dos ossos e articulações, entre outros.

2. Atividades aquáticas

São exercícios físicos realizados na água, como a hidroginástica, a natação e também alguns esportes. Ajudam no fortalecimento de músculos além da melhoria na saúde cardiovascular e respiratória.

Além dessas atividades podemos falar também da dança, alongamento e musculação.

Neste sentido, vimos que para envelhecer com qualidade e segurança é preciso praticar atividades físicas rotineiramente, garantindo uma melhoria na qualidade de vida.