“Há crianças feridas escondidas dentro de pessoas difíceis”. É com esta frase que abrimos a nossa reflexão sobre um tema que vem chamando a atenção e que está diretamente relacionado ao desenvolvimento pessoal.
Não importa a idade, todos temos dentro de nós uma “criança interior” que ainda vive e influência na nossa vida, seja nos relacionamentos, no trabalho e até mesmo nos sentimentos que carregamos dentro de nós.
Nossa criança interior nos influencia a praticamente todo o momento! Com certeza, você já passou por determinadas situações em que acabou se comportando de maneira infantil, imatura ou excessivamente emocional, que você como adulto pode ver que era inapropriado, certo?
A criança interior é o resultado de experiências vividas desde o momento em que nascemos até o final da infância. Assim, dependendo do que você recebeu dos pais e do ambiente em que se desenvolveu, sua criança interior pode trazer em seu íntimo criatividade, alegria, intuição, sensibilidade, autenticidade, mas também rancor, medos, culpa, solidão, desamor, obsessões, etc.
É sobre essas bagagens negativas que carregamos da nossa infância que devemos manter o nosso foco de melhoria, de forma a nos tornarmos pessoas das quais nos orgulhamos.
E pensando nisso, o Instituto Brasileiro de Neurodesenvolvimento (IBND) desenvolveu este conteúdo com informações e orientações sobre o tema. Prossiga com a sua leitura!
Traumas de infância são comuns mesmo nos ambientes mais saudáveis e os resultados dessas experiências, sobretudo as mais graves, podem acompanhar o indivíduo até sua vida adulta.
Dentre os efeitos mais comuns de ter uma criança interior magoada estão os comportamentos destrutivos, como:
No entanto, nem tudo é irreversível e é plenamente possível eliminar certos sentimentos e comportamentos, mesmo na idade adulta.
Existem alguns exercícios que podemos fazer que ajudam no acolhimento e cura da criança interior. Vejamos a seguir!
Tente se recordar da sua primeira lembrança, o mais criança possível, e vá fazendo esse exercício, deixando os anos da sua infância passarem e trazendo lembranças que podem ter sido traumáticas de certa forma em sua vida.
Lembre-se do seu quarto, da casa onde você morava, e agora pense em você como adulto entrando naquele lugar e encontrando você criança. E agora? Qual a sensação? Você adulto hoje pode cuidar de você criança, explicar ocorridos e sentimentos. Esse exercício é terapêutico e tem ótimos resultados.
Se tiver dificuldades para realizar esse exercício, saiba que algumas ferramentas podem ajudá-lo, tal como é o caso da regressão por hipnose.
Do que ela gosta, do que não gosta? Veja se você vive de acordo com as vontades dessa criança. Você criança se orgulharia de você adulto?
Compreender a sua criança interior é um passo primordial para acolhê-la e curá-la!
Em um ambiente tranquilo, repita as seguintes frases para a sua criança interior:
Você se lembra do que gostava de brincar quando era criança? Do seu filme favorito da infância?
Permita que o seu lado infantil venha à tona e reserve um tempo para se divertir! Esse exercício pode lhe gerar muitas emoções positivas e fortalecer a sua criança interior.
Por meio da regressão trabalhada nas sessões de hipnose, é possível retornar aos eventos da sua infância com extrema facilidade e, se necessário, ressignificar experiências que de alguma forma impactam negativamente o seu “eu” de hoje.
Essa é uma ferramenta poderosa de cura que oferece resultados verdadeiramente benéficos em nossas vidas!
Gostou deste conteúdo e deseja conhecer mais sobre hipnose e o vasto universo da nossa mente subconsciente? Conheça o curso de hipnose do IBND e mergulhe no universo da sua mente em aulas práticas!