Alimentação saudável: 4 mudanças de hábito que impactam a sua saúde

Já parou para pensar na importância de manter uma alimentação saudável? Quer saber como mudar os hábitos alimentares? Confira a seguir algumas sugestões para iniciar uma dieta balanceada.

Uma boa alimentação é capaz de melhorar o funcionamento do cérebro, alterar o humor, o metabolismo, bem como proporcionar mais saúde e disposição ao longo do dia. Além disso, os impactos de uma dieta rica em nutrientes colabora até com a nossa saúde mental.

A dieta irregular pode causar desequilíbrio bioquímico, que afeta o nosso emocional e interfere no bem-estar.

Dessa forma, uma maneira de iniciar a reeducação alimentar corretamente é cortar do cardápio o consumo exagerado de frituras, que são as grandes causadoras do colesterol. 

Para isso, ao cozinhar, prefira usar panela do tipo air fryer, que possuem múltiplas funções como fritar, assar e grelhar.

Uma rotina saudável envolve mais do que se exercitar, a importância de ingerir alimentos ricos em fontes vitamínicas produz mais energia durante o dia, como também melhoram o funcionamento do nosso organismo, possibilitando mais qualidade de vida e vitalidade.

Eles são responsáveis em diminuir até mesmo os transtornos emocionais. No entanto, para que o impacto na nossa saúde seja positivo, é necessário inserir certos alimentos no menu. 

Assim, consumir a quantidade ideal diária de certos tipos de nutrientes facilita no crescimento dos cabelos, unhas, hidratação da pele, melhora a memória, assim como aumenta a sensação de felicidade. Portanto, procure alimentos ricos em:

  • Cálcio;
  • Cromo;
  • Folato;
  • Ferro;
  • Magnésio;
  • Vitaminas D, B6 e B12;
  • Zinco.

Lembre-se de consultar um profissional para orientá-lo, já que criar novos hábitos exige muita disciplina e persistência, mas não é impossível de pôr em prática a forma saudável de começar a reeducação em prol do equilíbrio físico e mental do seu corpo.

Dessa maneira, monte um planejamento de alimentação que siga as dicas abaixo.

Evite alimentos processados

Os alimentos processados ou industrializados são um dos grandes vilões de quem busca manter uma rotina alimentar saudável. Devido ao baixo valor nutritivo, têm adição de sal, açúcares e gorduras que alteram a validade do produto.

Quando ingeridos excessivamente, o alto nível de conservantes contidos neles podem causar danos a nossa saúde, como:

  • Mau funcionamento renal;
  • Problemas com a pressão arterial;
  • Ocasionar em distúrbios no estômago e intestino;
  • Desenvolver intolerâncias alimentares.

Mudar radicalmente a sua forma de alimentação pode ser trabalhoso, principalmente no começo, então opte por fazer alterações leves ao longo do tempo, o que vai te ajudar bastante para fixar a reeducação alimentar.

Coma frutas, legumes e verduras

As frutas, legumes e verduras apresentam em sua composição substâncias que agem como antioxidantes e anti-inflamatórios, sendo capazes de reduzir as inflamações que favorecem para o aparecimento de muitas doenças.

Esses alimentos beneficiam a proteção necessária que o nosso corpo precisa. Por isso, ingerir a quantidade diária adequada delas pode aumentar o nível de felicidade, além de prevenir contra o surgimento de doenças cardíacas e outras como o câncer.

Faça uso de gorduras saudáveis

As gorduras saudáveis são aquelas encontradas em sementes de girassol, azeite de oliva, azeitona, óleo de abacate, linhaça, castanhas, carne de porco, entre outros. 

Ao substituir as gorduras trans por saudáveis, os danos fisiológicos e o mau funcionamento do organismo, como também da saúde psicológica tendem a diminuir.

Elas são eficientes na redução dos riscos de doenças cardiovasculares, infartos, insuficiência cardíaca, colesterol alto, entre outros.

Consuma mais ômega 3

A ingestão de alimentos ricos em ômega 3 é excelente para a saúde do cérebro, recuperando a memória, ajudando na concentração, assim como a do coração, já que o perigo de pressão alta, derrame e infarto diminui drasticamente.

Além do mais, a vantagem do consumo dessa substância presentes em frutos do mar, peixes, carnes, laticínios, ovos, alguns vegetais e sementes como algas marinhas, chia, linhaça, contribuem no combate do desenvolvimento da depressão.

Ela também restabelece o funcionamento intestinal e altera o humor, promovendo a sensação de bem-estar.