Fazer exercícios na água é uma das atividades mais terapêuticas que existe. A aula de hidroginástica regular — praticada pelo menos 2 vezes por semana — constrói a função cardio, ao mesmo tempo em que promove força e resistência em uma atmosfera fresca e relaxante.
Confira alguns dos seus benefícios desse exercício, a seguir:
Como a água flui em múltiplas direções, a resistência na piscina pode variar de 4 a 42 vezes maior do que o ar, garantindo que os músculos do corpo recebam um treino rígido.
De fato, após 12 semanas de exercícios aeróbicos aquáticos regulares, os participantes têm ganhos significativos em força, flexibilidade e agilidade.
Ao contrário dos pesos tradicionais, que exigem que o corpo humano empurre e puxe contra o peso e a gravidade — como a estação de musculação com leg — a resistência à água é uma resistência mais natural que exige que o corpo se esforce pela água e não contra ela.
Como o corpo está sujeito à resistência da água durante o exercício aeróbico aquático — que requer movimento em várias direções enquanto se ajusta ao movimento de empurrar e puxar a água — as articulações naturalmente aumentam sua amplitude de movimento.
O efeito é semelhante a exercicios de alongamento, mas de forma mais natural e sem que você perceba.
O impacto tradicional que colocamos em nossas articulações durante um exercício físico, feito em um aparelho de ginástica, pode ser desgastante.
Na hidroginástica, a flutuação da água ajuda a eliminar parte do impacto que tendemos a colocar em nosso corpo, devido ao nosso próprio peso na água.
Em termos leigos, nosso corpo não está sujeito à gravidade na água, portanto o impacto que nossas articulações causam quando, digamos, se está correndo na água, não é igual ao impacto quando se está correndo em terra.
Isto é particularmente atraente para aqueles com condições articulares, como artrite ou aqueles em fase de reabilitação física.
A hidroginástica alivia a pressão exercida sobre as articulações devido ao desgaste normal e à artrite.
De fato, a hidroterapia funciona como um amortecedor para skate e é mostrada como a principal forma de terapia para aqueles que sofrem de problemas nas articulações.
Observar corpos na água em movimento pode ser uma das atividades mais relaxantes em que se pode participar para ajudar a aliviar o estresse.
É por isso que as férias nas praias são fugas tão populares e boas para todas as pessoas.
A combinação de exercícios de força e cardio, misturados com resistência à água em exercícios aquáticos garante que o corpo está recebendo um treino completo.
Dependendo da cardio, atividade, peso (incluindo pesos adicionais, como halteres e cintos de peso), temperatura da água, volume e flutuabilidade, o corpo pode queimar entre 400 a 500 calorias em apenas uma hora de exercício.
A resistência à água não é apenas um recurso de flutuação para ajudar a trabalhar os músculos.
A pressão da água também funciona com o sangue e permite que o fluxo sanguíneo circule de forma mais eficaz por todo o corpo, diminuindo efetivamente a pressão sanguínea e, a longo prazo, diminuindo a frequência cardíaca em repouso.
Este benefício significa que seu coração está mantendo sua produtividade enquanto coloca menos estresse sobre esse órgão.
À medida que as temperaturas se aquecem e o calor do verão se aproxima, o desejo de se exercitar sob o sol ardente para fazer uma aula de artes marciais pode, de repente, não parecer tão atraente.
Todos concordam que é mais refrescante mergulhar em uma piscina geladinha, ou melhor, fresquinha.
A hidroginástica pode satisfazer essa necessidade de se sentir refrescado em temperaturas mais altas, enquanto ainda permite que um atleta se exercite. É legal e refrescante, especialmente sabendo que você não está lutando no calor.
Hidroginástica não se limita a qualquer faixa etária ou nível de habilidade. Como resultado, a hidroginástica é conhecida por ser uma das atividades físicas mais populares.
Esse esporte é apelativo para todas as idades — sendo que as gerações mais jovens desfrutam naturalmente da diversão nas piscinas, ao mesmo tempo que apelam às gerações mais velhas e à necessidade de manter um nível moderado de aptidão física.