A Organização das Nações Unidas (ONU) estabeleceu, em 2012, uma série de objetivos em prol do desenvolvimento sustentável, o que inclui a promoção e benefícios de saúde e bem-estar até 2030.
Partindo desse princípio, surge a necessidade de viabilizar o combate ao sedentarismo e o estímulo à prática de atividades físicas.
O problema é que a realidade tem se mostrado avessa às metas globais. Estima-se que 27% dos adultos sejam sedentários.
No caso de adolescentes de 11 a 17 anos, a proporção é ainda maior: 81% desse grupo não pratica atividades físicas, desde andar de bicicleta infantil até praticar esportes como futebol e vôlei.
Em contrapartida, criar uma rotina diária na qual o corpo esteja sempre em movimento, especialmente no público infanto-juvenil, traz inúmeros benefícios para a saúde e qualidade de vida.
Hoje vamos revelar os principais benefícios das atividades físicas, com dicas para ajudar a garotada a sair do sedentarismo.
O corpo humano necessita de movimento, e isso acontece desde que saímos do ventre da nossa mãe. Para os bebês e crianças de até 3 anos, isso significa engatinhar e dar os primeiros passos.
Com o tempo e o desenvolvimento natural do organismo, adquirimos novas habilidades motoras.
As brincadeiras são outro exemplo de possibilidade de pôr o corpo em movimento. A partir de então, já é possível pensar em atividades mais elaboradas, como:
Na adolescência, por sua vez, o leque pode ser ainda maior, com a entrada na academia e nas atividades aeróbicas.Fato é que o nosso corpo precisa estar em movimento, seja qual for a idade.
A recomendação da Organização Mundial da Saúde (OMS) é que até os 5 anos sejam inseridas atividades lúdicas que estimulem o movimento, aumentando progressivamente conforme a criança vai crescendo.
A partir dos 5 anos, porém, a recomendação é de 60 minutos de atividade moderada a intensa todos os dias, o que pode incluir andar de bicicleta, brincar de pega-pega, correr, fazer ginástica e até a prática de alguma modalidade esportiva.
Conheça alguns dos benefícios de manter a vida ativa desde cedo.
Desde pequenos estamos aprendendo algo: engatinhar, andar, correr, escalar, pular etc.
A prática de exercícios físicos, incluindo as brincadeiras, portanto, tem uma função especial no que diz respeito ao desenvolvimento das habilidades motoras tanto de crianças quanto de adolescentes.
Ao mesmo tempo em que ganhamos mais habilidade motora ao realizar certos movimentos, também estamos ganhando mais força e flexibilidade, o que também acontece tanto durante a prática esportiva quanto nas brincadeiras de pique-pega e corrida, por exemplo.
A prática regular de atividades físicas ajuda a regular o nosso organismo, o que tem por consequência uma melhora no sono e na produtividade ao longo do dia.
Para crianças e adolescentes que estão em fase de desenvolvimento escolar isso é ainda mais importante.
Juntamente com uma alimentação equilibrada, a prática de esportes e atividades físicas para os mais jovens também ajuda a controlar o peso — evitando problemas como obesidade infantil e diabetes — e a melhorar taxas de colesterol, glicose e triglicérides.
Nem todo mundo tem aptidão natural para se relacionar com outras pessoas de maneira instantânea. Porém, quando estamos em grupos, seja para a aula de natação, balé ou na aula de educação física, essa socialização costuma tornar-se mais fácil.
Uma criança ou adolescente que se sente bem com seu próprio corpo, em razão da rotina de exercícios, tende a ter mais confiança e, é claro, uma melhor autoestima — algo que, futuramente, será um grande diferencial para sua saúde mental enquanto ser humano.
Sintomas depressivos e de ansiedade, cada vez mais comuns nos dias atuais, tendem a ser minimizados quando estamos nos movimentando, já que o organismo libera hormônios de bem-estar e prazer, como serotonina, dopamina e endorfina — o que, por fim, também é válido em se tratando de crianças e adolescentes.