Viver no litoral é o sonho de muitas pessoas por várias razões, seja contato com a natureza, mais tranquilidade, maior qualidade de vida, etc. Cada vez mais gente tem ido atrás desse objetivo.
Prova disso é que a procura por imóveis na Praia Grande, localizada no litoral paulista, está cada vez maior, especialmente pelos avanços do município.
Hoje, quem mora em Praia Grande curte as belezas naturais, a praia e o sol sem abrir mão da infraestrutura, do comércio e do lazer. Neste artigo você vai saber como é morar em uma cidade litorânea e o que muda no estilo de vida. Confira!
Grande parte das cidades litorâneas brasileiras conta com uma natureza bem rica. Além do mar, é possível encontrar vegetação, fauna variada, dunas e árvores, assim os moradores locais podem aproveitar todas essas riquezas diariamente.
Isso pode ser feito por meio do contato mais direto com elas, como praticando algum esporte aquático, como o surf, fazendo trilhas em meio à natureza ou simplesmente contemplando belas paisagens.
Esse tipo de contato com a natureza garante uma melhor qualidade de vida e proporciona bons ensinamentos sobre como respeitar o meio ambiente e conviver em harmonia com todos os seres vivos.
O ambiente em que vivemos influencia diretamente em diversos aspectos da nossa vida, e com a alimentação não é diferente.
No entanto, ao morar próximo à praia, fica muito mais fácil se alimentar de maneira mais saudável, incluindo na rotina refeições à base de frutos do mar e peixes. Também é mais fácil ter acesso a alimentos de melhor qualidade, como frutas, legumes e verduras.
Comprovadamente, as cidades do litoral costumam ter índices de ocorrências como furtos e assaltos bem menores se comparados aos dos grandes centros. Dessa maneira, elas se tornam mais seguras, o que garante o bem-estar de turistas e moradores.
A liberdade de caminhar tranquilamente pelas ruas da cidade não tem preço, e certamente essa é uma das grandes vantagens de morar em uma cidade litorânea.
Praticar exercícios físicos faz bem para a saúde em qualquer lugar, mas na praia essa prática fica ainda melhor. Isso porque é possível se dedicar ainda mais aos esportes em diversas modalidades, como:
De modo geral, as atividades físicas melhoram a disposição, o metabolismo e até mesmo a qualidade do sono, aspectos que proporcionam uma vida mais saudável.
Além disso, praticar tais ações em contato direto com a natureza, sem a necessidade de frequentar uma academia, costuma ser bem mais prazeroso.
Além de todas as vantagens mencionadas até aqui, adquirir um imóvel no litoral pode ser considerado um ótimo investimento.
Afinal, as construções próximas às praias estão em constante valorização. Dessa forma, se algum dia você decidir vender seu imóvel, muito provavelmente conseguirá um valor bem mais elevado em comparação ao preço de aquisição.
Além disso, outra boa opção é alugar o imóvel por temporada para gerar uma boa renda extra. Você pode fazer isso especialmente nos meses de verão e datas festivas, como o carnaval e o ano-novo, períodos em que o turismo aumenta bastante nas cidades litorâneas.
Por fim, só quem vive ou já morou nas grandes metrópoles sabe o quanto é estressante passar horas preso no trânsito, e o pior: muitas vezes, em um trecho relativamente curto para chegar em casa após um dia desgastante no trabalho.
Já quem mora no litoral não passa por esse tipo de transtorno, uma vez que é possível chegar em casa pouco depois de sair do trabalho ou da praia.