Assim como o resto do corpo, a mente também precisa ser atendida de diversas formas para que não passe por sobrecarga ou mesmo para que não seja estimulada o bastante, prejudicando uma série de habilidades em potencial que podem ser exploradas quando há o uso correto do tempo, dos recursos e, claro, do cérebro.
Mas você sabe o que fazer para otimizar suas atividades e contar com períodos mais profundos de descanso mental? É muito importante se conhecer bem para dar início a esse processo.
Além disso, utilizar técnicas e métodos que se ajustam as suas necessidades e também ao seu modo de trabalho ou estudo também pode fazer toda a diferença.
No artigo a seguir, fique por dentro do tema e confira algumas dicas direcionadas para quem quer cuidar da sua saúde mental sem prejudicar as demandas cotidianas, de modo que elas serão utilizadas a seu favor.
Em muitos casos, a mente não está bem por um motivo em especial. Nem sempre sabemos quais são esses motivos, razão pela qual procuramos profissionais adequados da psicologia e das áreas médicas.
É muito importante, antes de qualquer coisa, avaliar se as suas demandas diárias condizem com fatores como tempo, energia, disposição, recursos, etc. Conforme for sua disponibilidade, portanto, os métodos e as técnicas poderão ser inseridos em sua rotina.
Por isso, é fundamental procurar um profissional da saúde quando a dificuldade de se organizar for maior do que o esperado, já que existem muitos casos em que uma terapia alinhada com o processo de otimização das tarefas pode ser muito mais efetivo.
No entanto, é sempre fundamental estar acompanhado por profissionais de qualidade, especializados, que possam fornecer opiniões técnicas claras e de confiança, especialmente porque estamos falando de algo muito valioso: sua saúde mental.
Agora, que tal pensarmos em estratégias que tornam o dia mais prático, ou seja, mais otimizado? Isso vai gerar mais produtividade e, ainda, render muito mais quando em comparação com tarefas que são colocadas em prática de forma aleatória e sem a visão de objetivos. Mas como fazer isso?
Inicialmente, vamos esclarecer algo que muita gente desconfia, mas poucas assumem para si mesmas: o horario em que você faz cada atividade influencia no desempenho.
Não é por acaso que vivemos durante o dia e dormimos durante a noite. Existem funções e reações biológicas relacionadas com esta constatação, pois nosso corpo reage de uma forma sob a luz do sol e de outra forma no escuro.
A mente faz parte do corpo, não é mesmo? E, assim como os hormônios, que são exemplos de substâncias extremamente influenciadas pelos ponteiros do relógio biológico, ela também tem uma forma de se dedicar a diferentes demandas conforme a sua programação.
O que você precisa fazer é reprogramá-la. Ao criar um quadro de horarios, os benefícios são imensos, e mesmo que você não os perceba de imediato, como em uma semana ou duas, em um prazo maior eles podem fazer toda a diferença pelo resto da sua vida.
É por esse motivo que, muitas pessoas que antes subestimaram a estipulação programática de tarefas, hoje, se beneficiam e relatam transformações em sua forma de produzir e descansar. Afinal, ordem gera ordem, não é verdade?
Dentre as principais vantagens de estabelecer um quadro com os horários bem estipulados estão:
Todos os tipos de lazer são fundamentais para que seu funcionamento mental e cerebral esteja mais alinhado e arejado. Afinal, quem consegue se dedicar apenas as obrigações o dia inteiro, não é mesmo? Ainda que se goste delas, uma atividade única sendo repetida por dias a fio pode gerar até mesmo uma crise de ansiedade.
Por isso, a dica é: faça o que te faz bem. Correr, dançar, pular, nadar, jogar bola, ler, malhar, pintar, surfar, entre outras atividades. Basta escolher sua forma de lazer e se jogar nela profundamente.
Assim como as demais medidas mencionadas, isso vai ajudar bastante a trazer mais descanso mental e promover sua qualidade de vida.
Não se trata apenas de uma forma de se privar de dores e situações de estresse, mas sim do bom uso dos recursos disponíveis e do seu tempo.