Cuidados com a saúde ocular e equipamentos para oftalmologia

saúde

A saúde dos olhos é um assunto muito importante, afinal, é com eles que conseguimos enxergar a beleza do mundo. Para isso, é preciso tomar alguns cuidados e também estar em consultas oftalmologista.

Assim, para que a saúde ocular seja garantida é preciso tomar alguns cuidados, afinal, o olho e um órgão muito sensível e que está sempre exposto, seja a exposição natural, exposição ao contato físico ou então cosmético como as maquiagens.

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), quase 50 milhões de brasileiros possuem algum tipo de distúrbio de visão, e 60% desse número correspondem aos casos de cegueira e deficiência visual.

Esse dado também aponta que desses casos, se estes fossem tratados com antecedência e tivessem sido identificados com equipamentos oftalmológicos elas poderiam ser evitadas.

Neste artigo falaremos sobre alguns cuidados que podemos ter para que a saúde dos olhos seja possível, e quais são os equipamentos usados dentro de um consultório oftalmológicos.

Dicas para a saúde ocular

Existem algumas dicas que podem ser muito importantes para quem quer manter a saúde dos olhos em dia. Essas dicas são tanto para as pessoas que utilizam lente de contato com grau colorida, óculos ou então quem não utiliza.

1. Evite coçar os olhos

Coçar os olhos é quase instintivo, e apesar de ser uma ação aparentemente sem risco, pode prejudicar a saúde dos olhos. Isso porque o olho é muito frágil, e a pressão causada por uma coçada pode causar lesões e consequentemente doenças mais graves.

Isso porque a mão pode conter bactérias, causando então conjuntivite bacteriana ou ferimentos mais graves.

2. Tenha cuidado com maquiagens

Para quem usa maquiagem é preciso ter cuidado com os olhos. É muito importante dormir sem maquiagem, e é preciso ter muito atenção para retirar dos olhos, para não causar problemas nos olhos.

Seja para quem usa lente de contato sem grau ou com grau, é muito necessário o cuidado, como o uso de cosméticos dentro da validade, com composição atóxica, e que são antialérgicos.

Também é necessário a troca e a limpeza dos pincéis e escovas de maquiagem.

3. Maneire no açúcar

O consumo alto é perigoso para a saúde dos olhos. Para quem é diabético a relação entre açúcar e a visão pode piorar, casando uma retinopatia diabética.

Essa doença é silenciosa, ou seja, não causa dor ou outros sintomas para o portador. Essa doença provoca hemorragia interna causando cegueira reversível.

Outros pontos importantes para que a saúde dos olhos sejam assegurados são:

  • Parar de fumar;
  • Praticar exercícios físicos;
  • Lavar bem os olhos;
  • Ter cuidado com as lentes de contato.

Equipamentos de oftalmologia

Além dos cuidados necessários para que a saúde dos olhos seja garantida, é preciso ir a um médico oftalmologista. Esse médico consegue identificar problemas e receitar medicações e operações para os olhos.

Para que a consulta seja feita o médico depende de muitos equipamentos de oftalmologia para que a consulta seja eficiente.

1. Refrator ou unidade de refração

É o equipamento mais básico e essencial. Isso porque o refrator é usado para a observação do paciente, e também, são usados para a condicionar outros equipamentos. Esses refratores podem ser tanto manuais como computadorizados.

O exame de refração é usado para aferição da acuidade visual do paciente, conseguindo identificar os graus dos óculos e lentes de contato.

2. Lâmpada de fenda

Essa lâmpada permite que o médico observe estruturas importantes como pálpebras, esclera, conjuntiva, córnea, o cristalino e o fundo ocular (fundocospia).

Esse exame é feito da seguinte forma: o paciente sentado, apoia o queixo em um suporte mantendo a cabeça imóvel.

Essa posição permite a projeção de fonte luz de alta intensidade, sendo usada simultaneamente a um microscópio, fazendo com que o médico tenha uma avaliação detalhada da região.

3. Oftalmoscópio

Esse equipamento permite que o médico analise a observação do fundo do olho do paciente. É um dos equipamentos mais básicos.

Assim, vimos que para que a saúde dos olhos seja garantido é preciso o cuidado com o cotidiano, como evitar a coceira nos olhos, praticar exercícios físicos e outros elementos.

Também é importante que dentro de um consultório tenha ar condicionado com manta filtrante G3 para que o ambiente fique bonito e agradável, e que todos os equipamentos estejam disponíveis para um bom funcionamento.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *