Procedimento de limpeza profunda, o detox capilar melhora a circulação sanguínea do couro cabeludo e estimula o crescimento saudável dos fios.
Você já sentiu seus cabelos opacos, sem força e brilho? Provavelmente, é resultado do excesso de resíduos que, mesmo involuntariamente, acabam depositados no couro cabeludo. E é aí que entra a importância do detox capilar, procedimento de limpeza profunda cujo passo a passo você vai conhecer agora.
Embora a pessoa lave seus cabelos regularmente, os fios vão, pouco a pouco, acumulando resíduos de produtos, por exemplo, máscaras de hidratação, leave-in e até aquele condicionador que não retirou totalmente na lavagem. Sem falar na poluição, suor, entre outros elementos externos.
Como resultado, os cabelos perdem força, brilho e leveza. Afinal, tanta sujeira acumulada impede a boa circulação sanguínea no couro cabeludo. Neste sentido, vale a pena apostar no detox capilar, que faz a limpeza profunda destes resíduos, devolvendo a vida aos fios e favorecendo seu crescimento. Saiba mais sobre o procedimento e como fazer.
A princípio, o detox capilar é um processo que tem, por objetivo, remover oleosidade excessiva, resíduos de produtos e impurezas acumuladas tanto nos fios quanto couro cabeludo.
O processo é importante porque desobstrui a raiz do pelo, ou seja, o folículo capilar, oxigenando a área. Como, normalmente, é acompanhado de uma massagem na região, promove a circulação, além de absorver melhor os ativos do tratamento.
Para isso, são utilizados produtos específicos, por exemplo, shampoo anti-resíduos e máscara de argila. A ação se dá justamente na limpeza profunda, ao remover os resíduos dos fios e couro cabeludo.
Como resultado, há a melhora na circulação sanguínea, crescimento saudável dos fios, além da sensação de leveza e frescor. E, como elimina essa sujeira toda, facilita a recepção dos produtos de nutrição e hidratação, mesmo após o detox.
Outro benefício do detox capilar é blindar os fios, pois fecha as escamas que cobrem os cabelos. Deste modo, minimiza os danos provocados por procedimentos químicos e, também, evita a perda de elementos essenciais para os fios.
Por fim, repõe nutrientes essenciais para promover o brilho, saúde e beleza das madeixas. Inicialmente, o procedimento pode ser feito tanto em casa quanto em salões. Além disso, graças a essa ação antioxidante, é recomendado para todos os tipos de cabelo.
De modo geral, qualquer pessoa pode fazer um detox capilar, como mencionado acima. Porém, o procedimento é ainda mais indicado para cabelos frequentemente expostos à poluição e suor excessivo, bem como pessoas usuárias de muitos produtos.
Entretanto, uma dúvida recorrente é sobre o momento certo de fazer o detox capilar. A recomendação é uma limpeza profunda mensal, ou ainda, quando sentir que os cabelos estão muito opacos ou sem vida.
Por outro lado, é preciso ter cautela, pois, se feito em excesso, o detox capilar pode ressecar os fios. Além disso, se optar por fazer em casa, siga exatamente as instruções trazidas pelos respectivos produtos.
Embora haja uma série de receitas caseiras do detox capilar, a melhor forma de fazê-lo é usando produtos indicados para o procedimento. Por outro lado, há ingredientes simples que podem impulsionar o processo, ainda que devam ser aplicados com cautela.
Sabendo disso, confira o passo a passo simples de como fazer um bom detox capilar.
Há quem prefira começar o detox capilar pela aplicação da máscara de argila, pois o produto tem propriedades esfoliantes. Neste caso, você mistura duas colheres do produto a água para obter uma pasta homogênea.
Após a aplicação, deixe agir por 20 minutos e enxágue, massageando a região suavemente. Depois do enxágue, aplique o shampoo anti-resíduos apenas na raiz e finalize com a máscara de tratamento de preferência.
Sobre as receitas caseiras, as mais utilizadas são com vinagre, leite de magnésia ou argila verde. Em todos os casos, os produtos são aplicados no couro cabeludo e o tempo de ação varia conforme o ingrediente.
O vinagre, por exemplo, é borrifado (misturado em água) após a lavagem com o shampoo convencional. Aqui, é preciso deixar o produto agir por, no máximo, dois minutos. O leite de magnésia, por sua vez, é misturado ao soro fisiológico ou água filtrada.
Ao contrário do vinagre, o leite é aplicado antes da lavagem com shampoo, deixando agir por alguns minutos. A lavagem é feita com produtos de sua preferência. Finalmente, a argila verde tem processo de aplicação similar ao passo a passo descrito anteriormente.
Em suma, vimos que o detox capilar é um procedimento de limpeza profunda, indicado para todos os tipos de cabelo. Como remover resíduos e impurezas, favorece a circulação no couro cabeludo, promovendo a oxigenação e, consequentemente, devolvendo saúde e brilho aos fios.
Portanto, vale a pena, sim, realizar o procedimento. Mas, embora possa ser feito em casa e no salão, sem dúvidas, o uso de produtos profissionais potencializa os efeitos, além de contar com a avaliação de um cabeleireiro ou cabeleireira experiente.
Finalmente, o detox capilar não pode ser feito semanalmente, pedindo um intervalo mínimo de duas semanas ou até um mês. Caso os fios sejam muito ressecados, o ideal é proceder com a reconstrução logo após o detox, a fim de não intensificar a perda de umidade.