Esportes outdoor para praticar com crianças e adolescentes

A prática de atividades físicas é, comprovadamente, um dos melhores cuidados que qualquer pessoa pode ter em relação ao próprio corpo — isso independe da idade.

Sendo assim, o mais recomendado é que, desde cedo, o indivíduo seja apresentado ao universo dos esportes e afins.

Pensando exclusivamente no público infanto-juvenil, algo interessante a ser mesclado junto das atividades físicas é a possibilidade de realizá-las ao ar livre, tendo um contato maior com a natureza. 

Isso pode acontecer, por exemplo, em um camping ou em um parque público de onde você mora. Estamos falando mais especificamente dos chamados esportes outdoor, isto é, exercícios físicos realizados ao ar livre. 

Hoje nós vamos apresentar um pouco mais sobre esse tipo esportivo, mostrando quais modalidades você pode praticar junto com seus filhos, de acordo com a sua idade.

Importância dos esportes para o público infanto-juvenil

Antes de adentrarmos para o campo das modalidades propriamente ditas, é interessante destacar a importância dos esportes para as crianças e os adolescentes. 

Isso porque iniciar um indivíduo jovem em uma atividade desse tipo implica em melhorias em aspectos do seu desenvolvimento físico, mental e social.

Quando um jovem vai praticar um esporte, ele precisa respeitar determinadas regras e fazer esforços repetitivos para alcançar um objetivo. Em alguns casos, ele precisará encontrar parceiros em busca da vitória, como é o caso do:

  • Futebol;
  • Basquete;
  • Vôlei;
  • Handebol;
  • Judô.

Há ainda esportes que são mais focados na individualidade, mas, nem por isso, merecem menos dedicação. 

Nessa lista, entram atividades como natação e balé e até opções mais radicais, como andar de bicicleta, escalada, skate e surfe. Em todo caso, é preciso que o jovem seja supervisionado e tenha os equipamentos corretos.

Sendo assim, os esportes são benéficos uma vez que ajudam a melhorar o equilíbrio, a capacidade motora, além de desenvolver habilidades e capacidades novas, incluindo o ato de saber lidar com frustrações, além de prevenir doenças e melhorar o sono e a saúde como um todo. 

Opções de atividades outdoor para o público jovem

Agora, em se tratando especificamente de atividades outdoor, isto é, ao ar livre, tudo vai depender do gosto de cada criança ou adolescente e da disponibilidade com tais esportes. 

Lembre-se de se fazer presente, sempre que possível, para motivar e dar mais segurança aos seus filhos na hora da diversão.

Andar de skate

Uma das opções mais radicais é o skate. Ele é indicado para crianças a partir dos 10 anos, mas pode ser iniciado bem antes, desde que o indivíduo tenha a devida supervisão. Não se esqueça dos aparelhos de segurança, como capacete e joelheiras.

Andar de bicicleta

Andar de bicicleta não é necessariamente um esporte, mas pode ser uma excelente atividade física para colocar o corpo em movimento, especialmente se você é criança ou adolescente. 

Sentir o vento no rosto enquanto pedala traz um sentimento incrível de liberdade, portanto, também pode ser uma ótima opção.

Futebol ou vôlei de areia

Fora das quadras, também é possível praticar alguns esportes, como futebol e vôlei. As opções com campos de areia são bem bacanas, especialmente para os adolescentes.

Surfe

Outro esporte que entra no leque dos radicais é o surfe. O contato direto com a água do mar ou do rio em meio à vastidão do céu é algo inexplicável, que também pode ser sentido pelas crianças. Para começar a surfar, é imprescindível que o pequeno já saiba nadar.

Seja qual for a sua escolha, prefira sempre praticar essas e outras atividades em lugares seguros, usando os equipamentos recomendados de acordo com a modalidade escolhida. No mais, aproveite a companhia dos seus pequenos e divirta-se!