Um mal que todo praticante de esporte sofre após a prática intensiva de exercícios, especialmente de algumas modalidades, são as assaduras, as irritações e os ferimentos.
Mesmo existindo diversas formas de tentar se proteger desses problemas enfrentados pelos praticantes de esporte, algumas vezes as táticas falham, e evitar assaduras, por exemplo, se torna algo impossível.
Por esse motivo, para iniciar a prática esportiva como a do ciclismo, por exemplo, os equipamentos recomendados, como roupas para ciclistas, tornam-se itens indispensáveis.
Claro que para determinado tipo de esporte, os artigos e as recomendações mudam, mas para evitar assaduras, ferimentos e irritações, os métodos certos funcionam em quase todas as modalidades. Confira a seguir.
Quando o praticante está se exercitando, dificilmente ele conseguirá evitar que áreas do seu corpo fiquem extremamente suadas ou que o atrito de pele com o tecido da roupa ocorra.
E quando o assunto é corrida, as coxas podem ser o principal lugar do corpo atingido por problemas como:
Aliás, as assaduras acometem grande parte dos atletas iniciantes ou até mesmo aqueles que já são experientes e possuem as coxas mais fortes.
Logo, para evitar esse incômodo, diversos artigos, como shorts próprios para corridas, cremes para prevenir assaduras e até possíveis protetores de coxas são essenciais.
Caso o atleta iniciante não possua bermudas de compressão próprias para corridas ou trajes especiais que ajudem na prática de outros esportes intensos, apostar em uma roupa mais justa, de modo a dificultar que o atrito de pele com tecido aconteça, pode ser uma bela maneira de se prevenir contra assaduras.
Essa forma de prevenção temporária deve ser utilizada até o atleta procurar lojas especializadas em práticas de esportes, as quais oferecem as vestimentas necessárias para proteger o corpo dos três problemas já citados.
Como foi mencionado anteriormente, os cremes podem ser extremamente úteis. E caso não haja verbas para conseguir comprar um produto próprio, sempre há a opção de utilizar cremes para bebês ou vaselinas.
Isso porque eles criam uma camada protetora que previne bastante as assaduras e eventuais machucados que derivariam do atrito das coxas ou outras partes do corpo.
A utilização de talco também pode ser útil como cuidado inicial, mas é importante ressaltar que esse produto não oferece proteção como os outros dois indicados antes.
Algo que todo mundo sabe é que não existe equipamento mais prático para lavar roupa do que as convencionais máquinas destinadas a este propósito. Porém, quando o assunto são roupas para exercícios, evitar que essas peças sejam limpas pela máquina é importante.
Por mais que elas ofereçam uma boa quantidade de enxágue e façam o processo de centrifugação, nem sempre todo o sabão utilizado para deixar a roupa limpa acaba sendo retirado do pano.
Logo, o produto secará e quando o usuário estiver praticando seu esporte e suar, o ativo que estava seco ficará úmido, causando irritações e até mesmo alergias, que podem culminar em sérios casos de assaduras.
Após o atleta realizar seus exercícios, evitar ficar com a roupa molhada de suor no corpo por um longo período é fundamental.
Isso porque o calor do corpo, junto da umidade e dos sais naturais liberados pelo processo de suor, pode agravar os casos de assaduras e criar um ambiente muito propício para a criação de fungos e bactérias. A dica está dada!