Quando se pratica um exercício físico, seja ele para emagrecimento ou para melhorar a saúde, para se obter resultados esteticamente, é necessário ficar de olho nas calorias.
É por isso que em toda embalagem de produtos alimentícios, o primeiro item dos índices nutricionais é a quantidade de calorias. Porém, são poucas as pessoas que realmente sabem para que serve e fazem as contas calóricas, para ter os resultados esperados de uma atividade física e dieta.
Às vezes para se obter um mínimo resultado, é necessário um mínimo conhecimento, se você é uma das maiorias das pessoas que não tem tempo para fazer os cálculos, é indicado uma consulta ao nutricionista.
A caloria é a quantidade de energia que o corpo precisa, para aumentar a temperatura de 1 grama de água em 1 grau no corpo. Esse aumento de temperatura no nosso organismo, é o responsável pela energia que faz nosso corpo funcionar e gerar energia.
Precisamos da caloria para todas as chamadas funções metabólicas: respiração, circulação sanguínea, atividade cerebral, atividades físicas e até o sexo, ou seja, tudo o que o organismo faz, gasta calorias.
O alimento balanceado possui as três principais fontes de energia que um ser humano precisa para sobreviver: carboidratos, proteínas e gorduras.
Cada um desses componentes do alimento tem um número determinado de calorias, que varia dentre a qualidade de carboidratos, proteínas e gorduras.
Veja quantas calorias, em média, se tem cada componente:
As quantidades acima mencionadas são padronizadas, e a partir dela, se calcula as calorias dos alimentos.
Para queimar as calorias de cada alimento ingerido, o corpo produz enzimas que funcionam , fazendo a quebra e a partir daí, são transportadas pela corrente sanguínea e alimentar todos os órgãos, gerando energia para o funcionamento do corpo.
Veja abaixo no que cada componente do alimento, se transforma depois da quebra das moléculas:
A relação entre calorias e a obesidade, estão totalmente ligadas entre sí, é a partir daí que o desequilíbrio, gera a obesidade.
O corpo precisa de um equilíbrio entre a quantidade de caloria ingerida no corpo e a quantidade de caloria gasta no dia. Suponhamos que uma pessoa armazene 1000 calorias obtidas através da alimentação em um dia e gaste 800, ela está em superávit calórico.
O que sobra é armazenado geralmente em forma de gordura. Se a proporção entre o ganho e o gasto calórico for sempre maior para o primeiro, a tendência é que a pessoa ganhe peso, com o excesso de calorias ingerida.
Por isso, é super importante fazer uma dieta junto ao nutricionista, para ele calcular o seu gasto calórico, para que você consiga perder peso, de forma saudável e equilibrada.
O nutricionista vai fazer todas essas contas calóricas e as divisões de comida que o corpo precisa. Também vai ajudar você a:
Cada pessoa começa uma dieta ou atividade física, seja por necessidades de melhora de saúde ou agravamento dela, como hipertensão e diabetes, seja para manter o desempenho profissional se for atleta, ou mesmo por questões estéticas.
O nutricionista vai te passar um cardápio completo, geralmente para você seguir o mês todo. Tudo é calculado e ajustado a seu estilo de vida, para facilitar ainda mais a dieta.
Por isso, que uma visita a um nutricionista, você tem mais chances de obter sucesso na sua meta.