A escoliose é uma doença que causa uma curvatura lateral da coluna, sendo mais frequentemente diagnosticada em jovens e adolescentes. Apesar de a escoliose ocorrer em pessoas com condições como paralisia cerebral e distrofia muscular.
A grande maioria das causas da escoliose infantil ainda é desconhecida.
Grande parte dos casos de escoliose costumam ser leves, mas em alguns casos, algumas curvas podem piorar à medida que as crianças crescem.
A escoliose grave pode ser incapacitante. Quando a curva espinhal é especialmente grave pode reduzir a quantidade de espaço dentro do tórax, dificultando o funcionamento adequado dos pulmões.
As crianças com a escoliose leve costumam ser monitoradas de perto, geralmente com a realização de exames de imagem, como raios-X, para ver se está ocorrendo uma piora da curva e se está afetando em mais algum funcionamento adequado do corpo.
Em alguns casos, o tratamento necessário acaba sendo o uso de uma cinta para impedir que a curva piore, alguns outros casos podem precisar de cirurgia para endireitar a coluna.
Para isso, é necessário realizar uma consulta com um especialista em coluna em Nova Iguaçu, pois ele irá avaliar o diagnóstico e indicar o tratamento adequado.
Quais são os sintomas da escoliose?
Os sinais e sintomas de escoliose costumam ser identificados pelo próprio paciente, que depois deverá procurar ajuda de um médico especialista para realização do diagnóstico e tratamento.
Os sintomas são:
- Ombros irregulares;
- Uma omoplata que parece mais proeminente que a outra;
- Cintura irregular;
- Um quadril mais alto que o outro;
- Mamilo em alturas diferentes;
- Um lado da caixa torácica projetando-se para a frente;
- Uma proeminência em um lado das costas ao se inclinar para a frente;
- Desconforto muscular;
- Dores nas costas;
- Dores nas pernas;
- Dificuldade para respirar.
Na grande maioria dos casos de escoliose, a coluna gira ou torce além de curvar-se de um lado para o outro.
É importante que as crianças visitem o médico regularmente para identificar além da escoliose precocemente, outras doenças que podem acometer o seu filho.
Por isso é importante a realização de consultas de rotina.
A escoliose afeta de diversas formas a vida do paciente, por isso caso o seu filho apresente outros sintomas, como febre ou escape de urina é importante consultar o urologista em Brasília.
Quais as causas ?
Os médicos não sabem ao certo o que causa a escoliose, embora a maioria dos casos pareça envolver fatores hereditários, isso porque as vezes o distúrbio ocorre em famílias.
Algumas causas costumam ser:
- Congênita:presente desde o nascimento, e é resultante da ocorrência de má formação ou divisão das vértebras, como defeitos congênitos;
- Anormalidades da medula espinhal;
- Lesões ou infecções da coluna;
- Neuromuscular: causada a partir de sequelas de doenças neurológicas ou musculares, como paralisia cerebral ou distrofia muscular;
- idiopática: sem causas conhecidas;
- De início precoce: caracteriza-se pelo aparecimento da curvatura em idade precoce, mais comum em crianças entre os 10 anos de idade;
- Degenerativa do adulto: causada pela degeneração de discos da coluna vertebral e de suas articulações, mais comum em idosos.
Fatores que contribuem para o desenvolvimento da escoliose
Alguns fatores de risco podem contribuir para o desenvolvimento da doença incluem:
- Idade precoce: sinais e sintomas geralmente começam na adolescência
- Idade avançada: envelhecimento e atrofia dos músculos;
- Sexo: apesar de meninos e meninas desenvolverem de forma leve aproximadamente na mesma idade, as meninas têm um risco muito maior de piorar a curva e exigir tratamento.
- Hereditariedade: pode ocorrer em famílias, mas a maioria das crianças com e não tem histórico familiar da doença.
Complicações que podem ser causadas pela escoliose
- Problemas respiratórios: no caso do agravamento da escoliose grave, a caixa torácica pode pressionar os pulmões, dificultando a respiração e causando alguns distúrbios, que pode ser facilmente confundida com alergia, sendo necessária uma avaliação de um alergista no RJ;
- Dores nas costas: pessoas que tiveram quando crianças podem ter maior chance de ocorrência da dor crônica nas costas quando adultas;
- Aparência; À medida que a escoliose piora, pode causar alterações mais visíveis – incluindo quadris e ombros irregulares, costelas proeminentes e um deslocamento da cintura e do tronco para o lado, por isso alguns pacientes acabam por realizar harmonização facial na Casa Verde .
Texto desenvolvido pela equipe de redação da KOP Animado.
Post Views: 196