Quais são as causas da vista cansada e como tratar?

Você já se pegou apertando os olhos para tentar enxergar alguma coisa de perto? E quando esse objeto está longe, você consegue observá-lo sem fazer nenhum truque? Isso pode ser um sinal de vista cansada

Esses são sinais de que algo na sua visão não vai bem e precisa ser corrigido. Quem já possui alguma dificuldade de enxergar, pode fazer uso de uma lente de contato multifocal para corrigir ambos os problemas. 

Caso você tenha alguma dificuldade, é muito importante se consultar com um profissional, pois esse deve ser o sintoma de algo ainda maior. No texto de hoje, trouxemos um problema de visão popularmente conhecido como vista cansada.

O que é vista cansada? 

A presbiopia ou vista cansada, como é conhecida popularmente, nada mais é do que ter dificuldade de enxergar objetos que estão em regiões próximas a você, precisando afastar esse item, por exemplo. 

Essa condição é natural do corpo e está ligada ao envelhecimento, mas também pode ser associada diretamente a alguma doença nos olhos, à fadiga ligada à leitura ou à exposição de dispositivos móveis por muito tempo. 

Sintomas da vista cansada 

Neste momento, é normal se questionar “mas quais são os sinais dessa complicação?”. Não se preocupe, nós trouxemos os principais sinais de que você pode estar com vista cansada:

  • Olhos vermelhos;
  • Inchaço;
  • Ver mal ou visão dupla;
  • Desconforto.

Dessa maneira, é importante estar sempre atento para qualquer um desses sinais, porque pode ser o indício de uma vista cansada. 

Causas da vista cansada

Conforme dissemos anteriormente, a vista cansada é uma condição natural do envelhecimento humano. 

No entanto, ela também pode ser causada por outros dois fatores, como, por exemplo, por alguma doença nos olhos ou o esforço excessivo do aparelho ocular. 

Porém, apesar de causar dificuldade ao enxergar, uma das coisas que você precisa se preocupar é que a fadiga ocular não é, na verdade, uma doença.

Muitas doenças podem ocasionar alguns desses sintomas citados anteriormente, como miopia, astigmatismo, hipermetropia ou até mesmo a presbiopia, que é uma condição natural do envelhecimento.

Por isso, se os sintomas de desconforto ou falta de visão persistirem por um longo período, é muito importante procurar um oftalmologista, que é o profissional responsável pelo cuidado com a saúde dos olhos.

Caso realize uma atividade que requer o uso intensivo dos olhos, isso pode ocasionar na fadiga ocular — muito comum no uso excessivo de computadores, smartphones, TV e jogos de vídeo, por exemplo.

Essa síndrome, também conhecida pela sigla CVS, afeta entre 50% e 90% dos usuários desses aparelhos eletrônicos que possuem alta incidência de luz e que costumam ser utilizados por longos períodos de tempo. 

Porém, há quem se engane serem apenas esses aparelhos que podem ocasionar a fadiga ocular. 

A leitura por longos períodos, ou até mesmo forçar os olhos a enxergar com pouca luz, ou se expor a muita luminosidade também podem ser fatores que ocasionam o mesmo problema. 

Então, como prevenir?

A essa altura, você pode estar se identificando com os sintomas que trouxemos e pode estar preocupado. 

Não se preocupe, com apenas alguns cuidados simples é possível evitar esse problema. Se você precisa fazer uso contínuo de aparelhos eletrônicos ou da leitura, fazer pausas pode te auxiliar bastante e evitar a fadiga ocular.

Outra dica é optar por telas LCD, porque essa tecnologia apresenta melhor controle de luminosidade e resolução, sendo melhor para os olhos. 

Tratamento de vista cansada

O tratamento vai depender da causa da vista cansada, pois caso exista algum tipo de doença ocular, ela deve ser tratada adequadamente por um oftalmologista. 

Agora, se for só fadiga do uso excessivo dos olhos, o repouso pode ajudar muito nesses casos. Outro tratamento natural pode ser o uso de colírios ou lágrimas artificiais para aliviar os sintomas. 

Porém, não se esqueça: sempre procure um profissional adequado para melhor atender às suas necessidades.