Você dorme mal e pouco, tem uma vida sedentária e não lembra qual foi a última vez em que cozinhou em sua casa? Veja algumas dicas de como inserir e manter hábitos saudáveis em sua rotina!
Você chega em casa cansado do trabalho, mas ainda tem que finalizar um relatório e enviá-lo naquela mesma noite para o seu chefe. Mal tem tempo para jantar, dorme mais tarde e menos do que o comum e acorda atrasado no dia seguinte, saindo correndo até o escritório sem comer nada antes.
Essa cena é comum e, muitas vezes, até regra na vida de muitas pessoas. Manter hábitos saudáveis, especialmente para quem tem uma rotina agitada, é um desafio. Um hábito que prejudica o organismo acaba desencadeando outro (como, por exemplo, dormir pouco, acordar atrasado e sair sem tomar café da manhã).
O avanço científico, visto na última década, permitiu investigações mais precisas sobre os hábitos que mantêm o organismo saudável. Dormir bem, não esquecer de carregar uma garrafa personalizada com água na mala durante todo o dia, manter a saúde emocional e praticar exercícios físicos regularmente são alguns exemplos disso.
Veja algumas dicas para inserir esses hábitos mais saudáveis em sua rotina!
Em uma sociedade hiperconectada a dispositivos eletrônicos como a atual, é ainda mais difícil dormir bem e durante um período adequado de tempo. Para conseguir fazer isso, alguns hábitos precisam se tornar realidade.
O primeiro deles é desligar todas as telas uma hora antes do seu horário de dormir. Mesmo para quem dorme cedo, permanecer conectado a telas (de celular, de notebook e de TV, por exemplo) retarda a produção de melanina — hormônio que regula a hora de dormir e participa da reparação das células.
Tão importante quanto dormir cedo é se desconectar das telas — sem isso, você pode até deitar cedo, mas provavelmente vai levar um tempo até conseguir dormir.
Outras dicas básicas a fim de ter uma boa noite de sono são: mantenha o seu quarto limpo, silencioso e sem iluminação durante a noite; coloque o despertador uma única vez — muita gente coloca vários alarmes no celular para acordar, mas isso acaba reduzindo o tempo e a qualidade de sono profundo e pode facilitar o atraso.
Segundo dados do Ministério da Saúde, a prática de exercícios físicos cresceu 24,1% entre 2009 e 2017. Isso mostra que a disseminação de informações mostrando a importância desse hábito é fundamental para conscientizar a população sobre isso.
Contudo, a falta de tempo e de recursos financeiros (para pagar uma academia, por exemplo) pode se tornar uma justificativa.
Entretanto, é possível inserir pequenos hábitos para sair do sedentarismo: priorizar escadas em vez de elevadores, percorrer parte do trajeto até o trabalho a pé (quem vai de carro, pode deixá-lo mais distante do trabalho e percorrer alguns quarteirões caminhando), buscar alguma praça ou algum parque ao qual você pode ir depois de chegar do trabalho ou da faculdade, por exemplo.
Se você é daquelas pessoas que nunca gostou de fazer atividades físicas, essa é uma oportunidade para você descobrir novas opções e alguma de que talvez goste.
Lembre-se de que esses exercícios são fundamentais para proteger o sistema cardiovascular e para auxiliar na respiração, para reduzir colesterol do tipo ruim e os riscos de desenvolver diabetes tipo 2, para fortalecer músculos e ossos, para regular pressão arterial, para evitar constipação intestinal, para regular a pressão arterial etc.
Além disso, esses exercícios são uma oportunidade de conhecer gente nova e de criar vínculos, o que reduz chances de depressão e de ansiedade. Se você já enfrenta esses problemas de ordem mental, praticar exercícios é ainda mais importante.
Todo mundo sabe que a alimentação é fundamental para manter a saúde. Não se esqueça de incorporar legumes, verduras e frutas na sua dieta, reduzindo o consumo de alimentos ultraprocessados, como bolacha recheada, salgadinhos de pacote, macarrão instantâneo, dentre outros exemplos.
Muita gente diz que não tem tempo para cozinhar, mas isso não impede de manter os cuidados com a alimentação. Ao sair para almoçar perto do trabalho, priorize aqueles que oferecem opções saudáveis.
Em casa, cozinhe alguns alimentos uma única vez (como o feijão, por exemplo — tempere apenas a quantidade para um ou dois dias e mantenha o resto no congelador). Não se esqueça de levar uma garrafa de água para todos os lugares, é fundamental manter a hidratação do corpo,
como todas essas dicas é possível secar barriga rapido.