O turismo de saúde é um dos setores turísticos que mais cresceram nos últimos anos.
É uma progressão óbvia, já que as pessoas estão cada vez mais preocupadas com sua saúde e bem-estar geral e, em vez de fazer turismo mais focado em diversão e entretenimento, é substituído por uma atividade focada em um tópico mais crucial: a saúde.
Mas o que é turismo de saúde?
Turismo de saúde ou turismo médico refere-se à viagem para fins médicos feita por uma pessoa para outro país ou estado.
Este tipo de turismo inclui a maioria dos tratamentos médicos. Por exemplo:
Quais são os destinos mais populares para o turismo de saúde?
Para o ano de 2021, de acordo com o Índice de Turismo de Saúde, os 20 locais mais populares para turismo de saúde foram os seguintes:
Vantagens do turismo de saúde
O turismo de saúde projeta uma série de vantagens importantes. Vamos ver quais são:
Ele fornece alternativas de saúde mais baratas: Como existem vários destinos para o turismo de saúde, é possível optar por aqueles centros que têm uma boa relação qualidade e preço.
Oferece opções para profissionais mais qualificados: Para aqueles que querem se colocar nas mãos de profissionais mais competentes, o turismo de saúde pode ajudar a encontrar um especialista com vasta experiência em um determinado campo.
Cuidados imediatos: Quando os turistas viajam apenas por motivos de saúde, os centros médicos que visam tratar os pacientes geralmente oferecem cuidados imediatos para começar a tratar os problemas das pessoas afetadas.
Possibilidade de tratar uma doença rara: Oferece a possibilidade de encontrar um profissional capaz de tratar uma anormalidade que não é muito comum. Este é um alívio esperançoso para aqueles com esse tipo de condição.
Tipos de turismo de saúde
Aqui estão alguns dos mais populares:
Turismo odontológico: Refere-se a pessoas que viajam para procurar atendimento odontológico.
Turismo estético: São os indivíduos que se mudam para outro lugar para realizar algum tipo de intervenção para fins estéticos.
Turismo de medicina preventiva: Pessoas que viajam para outros lugares para se submeter a tratamentos preventivos. Ou seja, eles não procuram curar uma doença, mas querem preveni-la.
Turismo de bem-estar: Indica o turismo que é realizado para melhorar um aspecto espiritual, ter relaxamento pessoal ou recuperar energia física.
Como promover o turismo de saúde?
Para promover o turismo médico, as seguintes recomendações podem ser seguidas:
Invista em tecnologias de saúde para oferecer tratamentos médicos mais avançados e sofisticados. Uma grande porcentagem de viajantes prefere ir a locais que possuem uma infraestrutura médica capaz de tratar seus problemas de saúde.
Invista em publicidade para promover os vários locais turísticos de saúde e dar visibilidade internacional.
Crie sites de centros médicos para fornecer informações mais detalhadas aos interessados. Informações relevantes sobre as condições que trata, localização exata, imagens e informações de contato devem estar lá.
Condicione o destino com todas as características de conforto que um produto turístico inclui, como hotéis e estabelecimentos comerciais.
Exemplos de turismo de saúde
Viaje para Itália Turismo, e passe por um tratamento médico.
Vá para Bangkok, Tailândia, e aproveite seus preços baixos para realizar um implante dentário.
Mude-se para Tóquio, Japão, e passe por um procedimento de lipoaspiração para eliminar o excesso de gordura.
Visite Buenos Aires, Argentina, e faça uma cirurgia facial para melhorar a estética do rosto.