Como cozinhar de forma rápida e saudável e ainda economizar? Veja nossas dicas

“Não tenho tempo para cozinhar de forma saudável” é um argumento que as pessoas falam  com frequência. Por um lado, queremos cuidar da nossa alimentação e nutrição, por outro – ainda pensamos que uma refeição saudável no prato é uma questão de ficar sentado na cozinha o dia todo. 

Vamos nesse artigo mostrar alguns truques que vão lhe poupar muito tempo e tornar sua culinária saudável rápida e divertida.

Os estudos diários, o trabalho, treinos regulares, e qualquer vida social e descanso, motivam a buscar a facilitação sempre que puder. Ninguém quer perder tempo na cozinha.

Trabalhe de forma mais inteligente, não mais difícil. Se posso fazer algo com menos tempo e esforço, por que não usá-lo?  

Planeje com antecedência

Pense à frente e cozinhe com antecedência. Você cozinha batatas, massas, arroz? Coloque mais na panela e pense em que outra refeição você pode fazer no dia seguinte.

Por exemplo, cozinhar milho e o dividir em duas ou mais porções. Comer um no café da manhã. O segundo com frango, queijo, tomate cereja, tomate seco.

Não precisa ser no mesmo dia. Pode cozinhar para dois ou até três dias. Alimentos bem armazenados não estragam nem perdem o sabor.

Dessa forma, você também pode planejar lancheiras para escola, trabalho ou universidade. Faça mais e divida em porções!

Congele

Outra coisa simples e não usada: Congelamento. Lembre-se que legumes e frutas congelados são parecidos com os frescos.

Se você estiver fazendo sucos ou smoothies, prepare e corte mais frutas. Agrupe o excesso e coloque-o em um saco no congelador. Quando você sentir vontade de tomar um smoothie, você pega o saco congelado e pronto.

Você também pode congelar legumes ou carne. No entanto, para fazer isso, antes de congelar, corte-os adequadamente e agrupe-os por porção. Dessa forma, você não desperdiçará muito no descongelamento dos alimentos.

Invista em bons acessórios

Airfryer, boas panelas e potes corretos podem ajudar na hora de cozinhar. Tenha sempre equipamentos que facilitem a vida!

Mesmo que alguns acessórios não sejam baratos, qualquer equipamento de cozinha é um investimento que pode durar muitos anos.

Defina os cardápios previamente

Estabelecer menus facilita sua vida, mesmo que você ache difícil começar, pois as vezes não sabemos o que comer no dia, imagina na semana toda. Essas dicas para ajudar você a planejar seu cardápio para a semana com mais facilidade:

Escreva um menu por 3-4 dias e faça compras a cada 3-4 dias. Muitas vezes acontece que sobra mais comida, comemos fora, não temos apetite – e então alguns produtos frescos comprados são desperdiçados. Escrever compras e menus a cada poucos dias nos economiza dinheiro.

Antes de começar a planejar, faça uma lista de seus pratos favoritos no computador (ou em um caderno). O ideal é agrupá-lo em categorias (café da manhã, almoço, jantar, sobremesas…), mas uma longa lista também serve. Essa “base” de refeições facilitará o planejamento do seu cardápio.

Utilize cupons de desconto

Utilize cupons de desconto. Mesmo quando optar por pedir comida, sempre é interessante tentar conseguir algum desconto (como o desconto ifood ou outro aplicativo de comida que você costuma pedir)

Com certeza todas essas dicas te ajudarão a comer bem, economizando tempo e dinheiro!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *