10 dicas importantes de Gestão de pessoas e RH 4.0
Você já ouviu falar sobre o RH 4.0? Caso ainda não, está na hora de se atualizar.
A gestão de pessoas vive em uma nova Era e, se você acredita que o RH 4.0 se trata apenas da implementação de ferramentas tecnológicas, você está muito enganado(a)!
É claro que nessa fase a tecnologia vem sendo uma grande aliada para a melhoria nos resultados dos negócios, mas isso não é tudo.
Agora, o foco são os seres humanos, profissionais que são parte integrante das análises e decisões que são tomadas pela empresa.
Dessa forma, em vez da tecnologia ser a protagonista, ela passa a ser uma coadjuvante na gestão de pessoas.
E aí, quer entender melhor como funciona esse novo modelo de gestão de pessoas e conhecer 10 dicas super importantes para a sua empresa na fase do RH 4.0?
Então, continue a leitura conosco!
O que é o RH 4.0?
O RH 4.0 se trata de uma revolução tecnológica que atinge o setor de Gestão Pessoal de uma forma muito integrada, com a aplicação da tecnologia nas mais diversas atividades.
Ou seja, podemos evidenciar a automatização desde o recrutamento e seleção, até o treinamento dos colaboradores do quadro da empresa.
Dessa forma, as funções se tornaram mais estratégicas propiciando uma melhor atração e retenção de talentos.
Por se tratar de um setor bastante dinâmico, mesmo sendo visto como burocrático, o setor de RH vem aderindo às práticas mais tecnológicas com o intuito de evoluir.
Há quem ainda acredite que o RH na indústria 4.0 é algo distante, sendo inviável para o momento atual.
Mas a verdade é que a tecnologia pode estar presente no dia a dia dos recursos humanos de uma forma tão natural quanto você pode pensar.
Não estamos falando aqui de robôs que podem fazer todas as funções e sim de um setor com softwares integrados de ponta a ponta, com uma alta geração e análise de dados.
Consequentemente, os colaboradores poderão trabalhar com mais criatividade, de forma estratégica e humanizada.
10 dicas importantes de gestão de pessoas e RH 4.0
Antes de embarcar na jornada de adquirir várias ferramentas tecnológicas para o seu setor de RH, é necessário possuir alguns direcionamentos sobre o RH 4.0.
Por isso, trouxemos para você 10 dicas de gestão de pessoas nessa nova fase dos recursos humanos.
Veja só quais são elas:
Desenvolva a liderança para a transformação digital
Em primeiro lugar, se estamos falando em uma revolução dentro de uma empresa, é necessário que as pessoas que a integram estejam envolvidas nisso.
Então, para além dos conhecimentos tecnológicos necessários para dominar as ferramentas, também é necessário desenvolver o lado humano, com lideranças cada vez mais empáticas.
Um verdadeiro líder é aquele que ajuda o time a se construir e se desenvolver e, frente a transformação digital, é necessário que esses líderes saibam conduzir toda a equipe.
Lembre-se que no RH 4.o os líderes não ocupam somente o papel de administradores, agora eles são responsáveis pela cultura e propósito da empresa.
Fortaleça a cultura organizacional
Uma cultura organizacional voltada para a melhor gestão de pessoas e desenvolvimento das capacidades é um dos pilares do RH 4.0.
Como citamos anteriormente, os líderes são responsáveis por esse direcionamento, desenvolvendo uma cultura organizacional na qual os colaboradores se identificam.
Esse senso de pertencimento que é desenvolvido reflete em uma maior autonomia por parte dos colaboradores, especialmente para a tomada de decisão.
Construa um Mindset de crescimento
Uma empresa que cultua uma mentalidade de crescimento possui equipes que acreditam que com dedicação, esforço, aprendizado e força de vontade é possível crescer.
Pensando na realidade do RH 4.0, é muito importante trabalhar um modelo mental focado em aprendizado e inovação.
Dessa forma, os próprios colaboradores saberão qual caminho traçar e quais mudanças são fundamentais para o setor.
Invista na experiência dos colaboradores
Cada geração enxerga o trabalho de uma forma e a atual busca estar em ocupações e cargos que façam sentido para eles, condizente com os seus propósitos.
Nessa realidade, é fundamental que as empresas desenvolvam locais de trabalho que sejam diversos e que demonstrem que se importam com as individualidades.
Dessa forma, é possível ter um ambiente que promova o bem-estar dos colaboradores, desenvolvendo uma experiência única.
Incentive a comunicação aberta
A comunicação é uma pauta que vem sendo abordada em todas as fases do RH e, na indústria 4.0, essa pauta é ainda mais forte.
Por isso, para implementar uma gestão de pessoas mais eficiente na sua empresa, é fundamental incentivar a comunicação aberta entre colegas, superiores e subordinados.
Dessa forma, é possível melhorar o relacionamento entre todos, ajudando a detectar problemas organizacionais e conduzir a gestão de conflitos.
Avalie o desempenho periodicamente
A avaliação de desempenho é uma ação que já vem sendo feita a muitos anos pelo setor de RH com o intuito de oferecer um feedback para os colaboradores.
Agora, é essencial que as avaliações sejam capazes de examinar a performance individual para comprovar se os objetivos dos colaboradores estão a ser alcançados.
Se o resultado se apresentar negativo, a avaliação servirá como uma base para corrigir os aspectos deficientes.
Realize treinamentos e capacite suas equipes
Baseado nos resultados das avaliações de desempenho, a sua empresa poderá reconhecer quais são as necessidades da equipe e quais as competências que precisam ser melhoradas.
Dessa forma, torna- se mais fácil verificar as necessidades de cada profissional e do negócio como um todo.
Pensando nas individualidades que são resgatadas no RH 4.0, os treinamentos podem ser oferecidos de acordo com o funcionário e com a estratégia do negócio.
Desenvolva um plano de carreira
Seu intuito é reter talentos? Saiba que o plano de carreira é um dos maiores atrativos para que os bons colaboradores permaneçam na sua organização.
Por isso, é de suma importância prezar pelo desenvolvimento dos colaboradores da sua empresa a longo prazo.
Ao se sentir desafiado e estar em um modo de aprendizado constante, o colaborador se mantém motivado profissionalmente a sempre buscar o crescimento.
Invista em análise de dados
A análise de dados no ramo da gestão de pessoas é conhecida como People Analytics e se trata de um método de gestão de pessoas baseado na coleta, organização e processamento de dados sobre o capital humano de uma empresa.
Através do People Analytics é possível ter um RH mais estratégico, já que as empresas podem utilizar os dados para aprimorar os seus indicadores de desempenho e obter melhores resultados.
Aprimore a tecnologia utilizada
Após seguir todas as dicas que trouxemos para você, finalmente é chegado o momento de colocar a mão na massa e começar a selecionar as tecnologias para imergir no RH 4.0.
Para se adaptar a essa nova realidade, é fundamental que o setor insira ferramentas inovadoras no setor que facilitem o trabalho da equipe.
Por isso, procure por softwares que integrem processos, aprimorando a experiência dos colaboradores e do seu time de recursos humanos.
Então, por exemplo, um sistema de gestão de controle de ponto eletrônico é capaz de automatizar todas as atividades referentes ao fechamento de ponto, cálculo de horas extras ou férias, por exemplo.
Interessante, não é mesmo?
Você gostou deste artigo? Encontre muito mais conteúdos aqui no Qualivida Online, o seu blog de informativos diários sobre negócios e qualidade de vida!