7 formas de identificar se você está bebendo demais

7 formas de identificar se você está bebendo demais

A cultura brasileira é conhecida mundialmente pelas suas festas e comemorações, onde as pessoas acabam bebendo mais.

Apesar de ser um estereótipo de que as pessoas só pensam nisso, não é segredo para ninguém que gostamos de festejar e comemorar as coisas boas da vida ou afogar as tristezas com os amigos.

Esse comportamento, desde que não seja utilizado para mascarar os problemas, pode ser benéfico, então não há problema em beber um pouco para:

  • Comemorar um aniversário;
  • Participar de uma festa;
  • Comemorar uma promoção;
  • Relaxar depois de um dia longo.

Muitas vezes só reclamamos das tristezas da vida e esquecemos de celebrar as coisas boas, dando valor para os momentos bons no trabalho, na família e no relacionamento com os amigos ou até no namoro.

No entanto, é importante ficar atento à forma em que celebramos e o quanto comemoramos, já que muitas pessoas, devido ao uso abusivo de drogas e bebidas, precisam de tratamento para alcoolismo ou para narcóticos.

Por isso, é importante ficarmos atentos ao quanto as pessoas próximas de nós estão bebendo e se estão apresentando sinais disso. Para te ajudar, separamos sete formas de identificar se a pessoa ou você mesmo está consumindo muito álcool.

A memória não é a mesma

Quem nunca se sentou com os amigos para relembrar uma história e cada um ficou “Não, aconteceu assim”, “Não foi assim, foi dessa forma”, e por aí vai?

Isso é perfeitamente normal, afinal nosso cérebro tem informação limitada e precisa de um tempo para processar, muitas vezes ele dispensa informações que não considera importantes no mesmo dia.

No entanto, é preciso ficar atento se a perda de memória é recorrente. Isso pode ser um dos indícios do uso indevido de álcool ou algum problema de saúde. Tudo o que é demasiado ou frequente demais, pode fazer mal.

Pele e olhos amarelados

Um dos principais órgãos afetados pelo uso de álcool é o fígado. Quando você ingere muito álcool, ele começa a falhar e isso reflete no seu físico. Um dos principais sinais físicos do mau funcionamento do fígado é a aparência amarelada nos olhos e na pele.

Pés e mãos dormentes

Outro indício é a dormência das mãos e dos pés. Isso porque quando você bebe muito, você começa a perder os sentidos, podendo afetar a dormência dos seus membros principais.

Batimentos irregulares

Da mesma forma, o álcool pode alterar os batimentos cardíacos. A excitação que vem com o álcool pode sair do controle, deixando os batimentos do coração irregulares.

Tem dificuldade de parar de beber depois que inicia

Um dos principais perigos do álcool é se tornar dependente dele, e um dos sinais que isso está acontecendo é você ter dificuldade para parar de beber depois que começa.

Por isso, fique atento a quanto você e as pessoas ao seu redor estão bebendo e se elas conseguem parar depois de um tempo. Além de colocar a própria vida em risco, uma pessoa alcoólica pode colocar outras pessoas em risco.

Esconde o quanto você está bebendo

Outro indício de começo de alcoolismo é quando a pessoa começa a esconder ou mascarar o quanto está bebendo. Geralmente isso acontece por medo de ser mal interpretado, julgado ou até de diminuir a sensação que o álcool dá para a pessoa.

Acha que a vida seria um terror sem álcool

Uma pessoa dependente de algo costuma achar que a vida seria um pesadelo sem aquela coisa, e com o álcool não é diferente. A pessoa alcoólica começa a achar que não consegue viver sem as sensações que o acompanham, achando impossível viver sem.

Se você conhece alguém que está passando por uma dessas situações ou conseguiu identificar esses comportamentos em você mesmo, não fique com vergonha e busque ajuda especializada.