Garantir uma alimentação balanceada, rica em nutrientes e com o mínimo possível de ultraprocessados é um dos segredos para que as crianças cresçam saudáveis. E a lancheira que elas levam para a escola precisa estar alinhada com essa receita.
Nem sempre é fácil convencer, especialmente os mais pequenos, a simpatizarem com a alimentação saudável, mas também não é tão difícil quanto pode parecer.
Com alguns truques e receitas caseiras, é possível preparar lanches que sejam, ao mesmo tempo, atrativos e saudáveis.
Se você já está pensando que não tem tempo para isso, confira a lista de dicas a seguir e veja que é simples e rápido preparar alguns lanches em casa. Todas as receitas levam um ingrediente secreto: uma pitada de amor.
Mandar frutas para o lanche da escola é sempre uma boa opção porque, além de fácil de preparar, elas são saborosas e saudáveis. Prefira sempre as que o seu filho mais gosta, mas ensine-o a gostar de diversidade e, sempre que possível, variando conforme a safra.
Só picar algumas frutas que têm na geladeira e colocar em um potinho na lancheira já funciona.
Mas você também pode incrementar a receita com iogurte (que a maioria das crianças adoram) e granola salgada, por exemplo. Evite leite condensado e outros acompanhamentos não-saudáveis.
As crianças costumam ser muito receptivas a esse lanche, que pode ser adaptado para versões saudáveis. Você pode rechear com:
Há receitas fáceis de pãezinhos caseiros, mas também é possível usar os prontos, preferindo as versões integrais.
As crianças amam hot dog, mas a gente sabe que salsicha não é um alimento muito saudável.
Mas você sabia que dá para fazer um hot dog de cenoura? Basta picar o legume e cozinhar por um tempo em um molho de tomate saboroso. Depois é só rechear um pãozinho. A textura fica muito parecida com a original e é uma delícia.
Essa é uma dica saborosa e econômica. Você pode usar qualquer pão que tiver em casa (mesmo amanhecido), acrescentar azeite e uns temperinhos e fazer ficar crocante no forno ou na air fryer. Pode mandar para a escola com um patezinho ou geleia natural para acompanhar.
Os bolinhos também fazem sucesso com a criançada e há várias receitas saudáveis, que podem ser feitas com frutas, por exemplo. A maioria leva poucos ingredientes e dá para fazer até na airfryer ou no microondas. Evite a farinha branca, há vários bons substitutos.
No lugar das bolachas, você pode preparar cookies caseiros, usando ingredientes naturais. A variedade de receitas é enorme e, com algumas bases, você pode adaptar para as preferências e restrições do seu filho. A maioria é rápida, descomplicada e as crianças adoram.
A tapioca granulada não tem glúten e é mais saudável que a maioria dos pães. Você pode recheá-la com praticamente qualquer coisa que tiver na geladeira, tendo a opção de fazê-la doce ou salgada.
A torta de liquidificador é uma boa opção de lanche para a família toda, pois é fácil, rende bastante e também pode ser feita com vários tipos de recheios, incluindo legumes. Você pode prepará-la à noite e, além de mandar na lancheira, levar também para o seu almoço no trabalho.
Em substituição aos salgadinhos industrializados, você pode preparar, no forno ou na airfryer, chips saudáveis. Pode ser de batata, chips de batata-doce, banana, maçã, mandioquinha e vários outros ingredientes naturais. É só cortar fininho, temperar e levar para assar.