Brincando ao ar livre: 6 brincadeiras para entreter as crianças

Nos dias de hoje, por inúmeros motivos as crianças passam muito menos tempo brincando ao ar livre em comparação às gerações anteriores, não é mesmo? A internet, os jogos eletrônicos e a tecnologia de modo geral fazem parte da vida dos pequenos.

E, apesar da importância de tudo isso, brincar do lado de fora também é fundamental para que seus filhos aprendam a interagir com o meio onde vivem, além de ser um estímulo à criatividade.

Inclusive, alguns brinquedos clássicos, como a bicicleta infantil, trazem inúmeros benefícios para as crianças.

Além disso, as brincadeiras ao ar livre podem ser uma ótima forma de exercício físico e, quando feitas em família, ainda fortalecem as relações sociais e a união de todos os membros em casa.

Pensando nisso, neste artigo, selecionamos 6 brincadeiras para entreter os pequenos ao ar livre. Confira!

1. Andar de bicicleta

Pedalar traz muitos benefícios para as crianças, dentre eles:

  • Ajuda no desenvolvimento da coordenação motora;
  • Ajuda no senso de equilíbrio;
  • Fortalece e melhora a capacidade de tomar decisões;
  • Serve como exercício físico.

Por todos esses motivos, andar de bicicleta ao ar livre é uma ótima brincadeira para os pequenos, especialmente pela sensação de liberdade que proporciona.

2. Cabo de guerra

O cabo de guerra é uma das brincadeiras ao ar livre mais populares que existem. Para brincar, só é necessário uma corda e algumas pessoas.

A partir daí, basta dividir o grupo de pessoas em dois times iguais e fazer uma marcação no meio da corda. Lembrando que cada time deve segurar em uma ponta.

Depois, é só marcar 2 minutinhos no relógio. O grupo que conseguir puxar o outro até a linha demarcada vence o jogo.

3. Cabra-cega

A cabra-cega também é uma ótima ideia de brincadeira para gincanas ao ar livre. Funciona da seguinte forma: um dos participantes deve ficar com os olhos vendados, enquanto os outros correm e fazem movimentos ao seu redor.

O objetivo do jogo é que quem esteja vendado consiga tocar em algum dos outros participantes. A pessoa tocada se torna a próxima cabra-cega.

4. Bolhas de sabão

Diversão garantida para as crianças de todas as idades, até mesmo para os bebês, as bolhas de sabão são um tipo de brincadeira ao ar livre muito legal.

Para aproveitar, é só misturar uma porção de shampoo, sabonete líquido ou detergente líquido para ¼ de água e usar um canudinho para soprar as bolinhas.

E se você quiser deixar as bolhas ainda mais resistentes, basta adicionar um pouco de amido ou açúcar à mistura. Outra excelente dica é adicionar um pouco de corante alimentício para que as bolinhas fiquem coloridas e encantadoras.

5. Esconde-esconde

O esconde-esconde é mais uma das brincadeiras ao ar livre que, apesar de ser simples, consegue divertir crianças e adultos de todas as idades.

Além disso, ela pode ser uma boa alternativa para brincar até mesmo dentro de casa em um dia frio ou chuvoso, ajudando a entreter toda a família.

Funciona assim: enquanto uma pessoa fecha os olhos e conta até 30, por exemplo, os outros participantes devem se esconder. Perde aquele que for encontrado primeiro e não conseguir voltar ao local da contagem antes da pessoa que o encontrou.

6. Amarelinha

Por fim, uma das brincadeiras mais clássicas ao ar livre, a amarelinha foi trazida ao Brasil pelos portugueses e tornou-se popular rapidamente.

Para brincar, é só desenhar as casas da amarelinha na areia, com um giz no asfalto ou em uma superfície de cimento. Depois disso é só encontrar uma pedrinha e começar a pular com a criançada.

Dentro de casa dá pra improvisar com tapetes antiderrapantes, que já vêm com o desenho de uma amarelinha.