Cidades brasileiras bike-friendly para você pedalar à vontade

Ao redor do mundo, muitos lugares já adotam a bike não só como um meio de se exercitar, mas como um veículo de deslocamento diário. Os municípios precisam se preparar para receber ciclistas, promovendo segurança com a criação de ciclovias, sinais de trânsito que incluam os adeptos ao meio de transporte e pontos para alugar bicicleta.

O incentivo a pedalar traz uma série de benefícios para o indivíduo, para a cidade e para o planeta. Quanto mais bicicletas na rua, menor é a quantidade de carros, o que diminui o índice de gases poluentes na atmosfera, reduz o trânsito e melhora a qualidade de vida das pessoas. Além disso, evita gastos com estacionamento, combustível e outros custos que envolvem um automóvel.

De acordo com o site Mental Floss, Copenhagen, na Dinamarca, está no topo da lista das dez cidades em que mais se utiliza a bicicleta para locomoção. No Brasil, entretanto, a implementação das ciclofaixas e a aceitação dos ciclistas nas ruas ainda vem a passos lentos, mas em algumas regiões já é possível usar a bicicleta como principal veículo e até se pensar em abandonar o carro.

As principais capitais do país já possuem programas de aluguel de bicicletas que podem, inclusive, ser pagos mensalmente. Essas ações aproximam as pessoas do espaço urbano, principalmente por possibilitarem locomoção àqueles que não possuem o veículo. Confira algumas cidades que são amigas dos pedais!

São Paulo

De Norte a Sul, de Leste a Oeste, e sobretudo no Centro, a Selva de Pedra conta com mais de 680 km de malha cicloviária, sendo a maior do Brasil. Em pontos turísticos, como a Catedral Metropolitana da Sé, o bairro da Liberdade ou a Avenida Paulista sempre há um ponto para aluguel de bicicletas. 

Além disso, a cidade promove aos fins de semana a possibilidade de transitar com mais segurança usando a bike, com o apoio de uma equipe de guardas de trânsito que organizam a circulação dos veículos de duas rodas, automóveis, motocicletas e pedestres.

Aos sábados e domingos, o Elevado Presidente João Goulart, mais conhecido como Minhocão, fica fechado para a circulação de automóveis, e é possível pedalar por lá também.

Brasília

A capital do país não poderia ficar de fora desse investimento tão necessário. Em agosto de 2021, o Governo do Distrito Federal comunicou que ainda este ano ampliaria 130 km das ciclofaixas, que na época contavam com 586,5 km, passando a ser a segunda maior do Brasil.

Rio de Janeiro

O Rio de Janeiro aparece em 7º lugar na lista do Mental Floss e representa todas as cidades da América Latina, visto que as demais pertencem à América do Norte, Europa e Ásia.

As ciclovias do município vão do Centro à Zona Sul e compreendem faixas da orla de praias como Copacabana e Ipanema. É possível conhecer muitos pontos turísticos nesse trajeto.

Fortaleza

A prefeitura de Fortaleza entendeu a necessidade de se ampliar a malha cicloviária e saiu dos 68,2 km, em 2012, para 355,5 km, em março de 2021. O impacto que o uso contínuo de bicicletas trouxe melhorou nitidamente o trânsito na cidade.

O investimento feito na capital cearense foi maior que em cidades como Buenos Aires, na Argentina, e Bogotá, na Colômbia. 

Salvador

Pedalar diminui o estresse e a ansiedade. Quando se pensa em pedalar em meio à terra do Axé e todas as suas belezas. Salvador conta com mais de 400 bicicletas espalhadas por diferentes pontos da cidade. É possível conhecer a orla de Ondina, por meio da ciclofaixa, além de tantos outros pontos turísticos da cidade. 

Curitiba

A região Sul também conta com faixas para as bikes em algumas de suas cidades. Curitiba é um exemplo. A extensão já conta com mais de 250 km e a meta é ampliar mais 200 km. Além disso, a prefeitura também investiu em melhorias na sinalização, afinal, o ciclista precisa estar seguro entre tantos automóveis nas ruas.