Um fogão é um item básico para qualquer um que queira viver sozinho, ou mesmo cuidar de sua família, se você está solteiro ou mesmo iniciou sua vida de casado, então certamente vai querer um fogão, e talvez já pense que um modelo de 5 bocas é o melhor para você.
Um modelo de fogão durável e barato é o que a maioria das pessoas busca, além é claro de um modelo econômico, que não consuma muito gás de cozinha, ainda mais em períodos de alta do preço desse produto, economia é imprescindível para qualquer modelo de fogão.
Dessa maneira vamos agora ajudar você a decidir que tipo de fogão você deve comprar para iniciar sua vida independente, ou mesmo um modelo para substituir seu antigo fogão uma vez que o anterior esteja inutilizado, vamos nessa entender o necessário do assunto.
Porque escolher um de 5 bocas?
Como escolher um fogão de 5 bocas? O modelo de 5 bocas é bem conhecido, afinal é simples e bem comum de se encontrar, mas dentre tantos modelos, por qual razão se escolheria o modelo de 5 bocas em vez do modelo de 4 ou 6 bocas, ou até mesmo modelos maiores e com maior capacidade?
Basicamente seu fogão de 5 bocas oferece uma maior versatilidade na hora de cozinhar, e mesmo que modelos maiores ofereçam maior versatilidade ainda, tal investimento pode não ser necessário pois seus donos não teriam necessidade de tantos recursos à disposição.
Assim, com o modelo de 4 bocas sendo limitante e o modelo de 6 bocas sendo um investimento exagerado, o modelo de 5 bocas se encontra no ponto médio ideal entre disponibilidade de recursos, versatilidade e investimentos, sendo ideal para você.
O tamanho do fogão
Um ponto importante a se pensar é o tamanho do fogão, afinal quanto maior for o fogão, mais facilidade você vai encontrar em certos recursos, como o uso do forno por exemplo, nesse sentido vale a pena encontrar um modelo maior de fogão a ser comprado.
O tamanho maior, entretanto, pode não ser uma vantagem no caso de você não dispor de espaço disponível, um fogão grande só iria atrapalhar nesse caso, então vale a pena esquecer modelos maiores, nesse sentido vale a pena usar um modelo maior.
Mas ainda assim vale a pena investir nesse nos modelos maiores caso você tenha espaço e dinheiro o bastante, sem esses recursos não vale a pena comprar um fogão grande pois apenas atrapalhava sua vida e impediria um melhor uso do fogão por sua parte.
Consumo de gás
Outro fator importante é o consumo de gás, quanto maior o consumo de gás da máquina, maior será o dinheiro gasto por você enquanto mantiver uso da máquina, em épocas que o valor do gás está em alta vale a pena pensar em um fogão que não consuma muito.
Em épocas de crise econômica o valor do gás tende a se elevar muito, por isso, vale a pena sempre evitar o consumo exagerado do gás, algo que pode lhe custar muito caro futuramente a depender da situação econômica do país, então pense bem nesse fator.
Mesmo que atualmente o valor do gás esteja em uma faixa agradável, não vale a pena arriscar e comprar algo que futuramente possa se tornar um prejuízo, afinal ninguem conhece o dia de amanhã e comprar algo econômico hoje pode ser útil depois.
Boa sorte na sua compra
Lembre de ter sabedoria na hora da compra e evite comprar algo que pode se tornar irrelevante ou inútil, o seu primeiro fogão é o início para sua vida independente, ou mesmo que não seja seu primeiro, é um equipamento indispensável para sua vida.
Este artigo foi produzido pelos Redatores do Cultura Brasil e Terra Zero