Como investir pode se tornar um bom negócio?

investir

Investir é um bom negócio? Como posso ter rendimentos altos e quais os melhores investimentos disponíveis?

Essas dúvidas são comuns à medida que mais brasileiros vão descobrindo que é possível fazer o dinheiro trabalhar para si e assim aumentar seu patrimônio.

 

Usar os juros a nosso favor é um caminho sem volta! Quando você vê o rendimento do primeiro investimento feito, passa a ter mais vontade de investir e assim trilhar o caminho rumo à independência financeira.

 

Mas até chegar lá, é preciso se preparar e fazer com que os investimentos se tornem um bom negócio.

 

Como encontrar a forma certa de investimento

Para ter vantagens, porém, é preciso encontrar a forma certa de aplicar seu dinheiro e é sobre isso que queremos conversar.

 

Tipos de investimentos

Poupança – O dinheiro economizado rende 6,17% ao ano ou 0,5% ao mês. 

 

Tesouro Selic – O tesouro direto que tem rentabilidade diária definida pela Taxa Selic que atualmente está em 13,75% ao ano.

 

Tesouro prefixado – Neste caso o investidor sabe o quanto receberá no fim do período se mantiver o valor investido até a data de vencimento do título público que foi comprado.

 

Tesouro IPCA – É uma soma da taxa pós-fixada e prefixada. O dinheiro investido renderá mais que a inflação, mas trata-se de um investimento a longo prazo.

 

CDB – O Certificado de Depósito Bancário (CDB) é emprestar dinheiro para instituições financeiras e receber o valor de acordo com o CDI.

 

Fundo Imobiliários – Você entra em um grupo de investimento e passa a receber a rentabilidade mensal como se fosse um “aluguel” pelo imóvel.

 

Criptomoedas – Esse novo tipo de investimento tem se tornado uma febre entre os investidores por conta do Bitcoin, mas hoje encontramos outras moedas digitais como a Tron (TRX) que também promete ser um ótimo investimento.

 

Ações – O mercado de alto risco das ações também é muito vantajoso, principalmente para quem quer investir a longo prazo e consegue escolher ações de empresa que serão valorizadas nos próximos anos.

 

Vantagens e desvantagens dos investimentos

 

Estude cada um dos investimentos que mais te atraem para fazer uma boa escolha. 

Mas saiba que todos eles possuem suas vantagens e desvantagens.

 

As vantagens são:

  • Investimentos seguros;
  • Retorno com possível conhecimento prévio;
  • Facilidade de fazer aplicações e resgates;
  • Opções para todos os tipos de investidores;
  • Alta disponibilidade;
  • Facilidade de contratação;
  • Entre outros.

 

As desvantagens são:

  • Alguns podem ter retorno mais baixos;
  • Outros podem ter risco maior;
  • Baixa liquidez;
  • Crescimento lento de riqueza;
  • Perdas;
  • Entre outros.

 

O ideal é ter apoio de um especialista ou uma corretora que poderá te guiar nos primeiros passos desse mundo de investimentos.

 

Quanto mais você conhecer sobre o tipo de investimento que quer fazer, mais fácil será aproveitar as vantagens e tornar o processo em um negócio lucrativo que renderá valores interessantes para aumentar o seu patrimônio.

 

Avalie os tipos de aplicações mais interessantes para o seu perfil e comece a investir ainda que seja valores mínimos para acompanhar o crescimento até se sentir confiante o bastante para investir mais e mais.