Como o marketing médico pode ajudar?

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Os profissionais de saúde podem aproveitar o marketing médico on-line para alcançar seus clientes-alvo.

Há de se ver que, no mesmo local em que as pessoas recorrem à busca por entretenimento e redes sociais, elas também procuram por auxílio, conselhos e ajuda médica.

Uma vez que um paciente o encontra, ele procura se envolver com você e buscar informações específicas on-line sobre seus serviços. 

Se, por exemplo, um paciente o encontra, ele procura se envolver com você e, também, informações on-line específicas sobre os seus serviços.

É por esse motivo que é crucial melhorar e incrementar o site que hospeda a sua presença digital e as informações sobre a sua prática médica.

E isso para criar um novo fluxo de pacientes que estão pesquisando agora os serviços médicos que você oferece!

Então, como funciona a construção de sua estratégia de marketing médico online? Neste artigo, exploraremos como realizar com sucesso estes pontos:

  • Alcançar o topo do ranking com marketing de SEO médico;
  • Obter resultados rapidamente com marketing pago para médicos;
  • Causar uma boa primeira impressão on-line, enfocando uma boa reputação;
  • Promover o envolvimento do paciente com as mídias sociais.

Além disso, verá-se, também, como acompanhar o retorno do investimento e outras características essenciais à constituição de um marketing médico eficiente.

SEO como estratégia de marketing médico

Assegure-se de que o site da sua clínica médica seja facilmente encontrável aos clientes-potenciais que buscam os serviços oferecidos por você.

Se, por exemplo, você é um urologista em Concórdia e almeja uma mais abundante taxa de pacientes-alvo, o seu site precisa postular no topo do Google

Visar a otimização de mecanismos de pesquisa (SEO) pode assegurar ao seu site um lugar no topo. Isso facilitará, por conseguinte, o acesso aos serviços disponibilizados por você.

Hoje, como a maioria das interações on-line começa por meio dos mecanismos de pesquisa, é essencial que o seu site de prática médica se destaque em relação a outros sites médicos, com os quais você compete a “pesca” de novos pacientes.

 

O SEO aplicado em parte do seu marketing médico lhe permite o aumento da sua visibilidade nas redes e o melhoramento da sua classificação em mecanismos de pesquisa populares, como Google e Bing.

Essa tática pode facilitar, por exemplo, o trabalho de autodivulgação empreendido por um neurocirurgião no RJ.

Seus rankings online estão diretamente relacionados à quantidade de tráfego do site que você recebe. 

Com os 5 principais resultados de pesquisa orgânicos e não pagos representando mais de 67% dos cliques no Google, você não pode deixar de se concentrar em uma estratégia de marketing de SEO médico.

Experimente, por exemplo, entrar na primeira página dos resultados e amplie sua prática quanto à questão SEO.

Os mecanismos de pesquisa correspondem às consultas de pesquisa com a melhor autoridade no tópico. Essa autoridade, entretanto, é conquistável e, às vezes, negociável.

E usando estratégias de SEO como geração de novos conteúdos e construção de links, você pode subir ao topo dos resultados de busca e ser reconhecido como a autoridade dentro de sua especialidade.

Custo por clique

Ter uma forte estratégia de SEO ajudará seu site de prática médica a subir no ranking, mas levará algum tempo. 

O que não leva tempo, entretanto, se você almeja proporcionar um melhor posicionamento ao seu site médico, é assumir o marketing de pesquisa pago para médicos ou a publicidade com o custo por clique.

A publicidade paga por clique permite que seu anúncio de ablação de tireoide seja exibido com destaque nos resultados de pesquisa patrocinados do Google na primeira página. 

Dessa forma, você pode obter instantaneamente a primeira posição para uma variedade de termos de pesquisa com base em uma estrutura de lances e outros fatores de classificação, como relevância do anúncio e da página de destino.

Ao empregar uma extensa pesquisa de palavras-chave e uma segmentação agressiva de clientes, seus anúncios serão exibidos em sua área de destino e apenas para aqueles indivíduos que procuram os serviços de saúde específicos que você oferece.

E seus anúncios começarão a ser exibidos imediatamente assim que o Google os aprovar. Você pode segmentar a demografia desejada e fornecer resultados quantificáveis ​rapidamente!

O PPC é uma ferramenta de publicidade muito econômica, e você só é cobrado quando alguém clica em seu anúncio, NÃO sendo sempre que seu anúncio é exibido. Esse é um paradigma diferente da publicidade na TV e no rádio, porque a internet é interativa.

Gerenciamento de avaliações 

Mais de 70% dos pacientes leem avaliações online para avaliar um novo médico. 

Antigamente pedíamos recomendações a nossos vizinhos e colegas de trabalho para encontrar novos especialistas e profissionais de saúde, mas agora recorremos a recursos on-line para ver como os médicos se saem. 

Portanto, seu sucesso quanto à, por exemplo, atração de novos pacientes de reumatologista em Maringá, dependem de quão positiva é sua reputação online. 

E como um fluxo constante de novos pacientes determina a viabilidade contínua de uma prática médica, você pode ver por que gerenciar sua reputação on-line é tão importante! 

Como fazer? 

Começa-se com o monitoramento das avaliações que são feitas nos vários sites de avaliações populares online. 

Existem ferramentas disponíveis que irão notificá-lo sobre quaisquer novas avaliações publicadas sobre sua prática.

Mas não para por aí: para se envolver com os clientes, você deve responder especialmente às avaliações negativas, para garantir que você esteja ouvindo o que eles têm a dizer. 

Isso também causa uma impressão real em clientes em potencial que veem que sua clínica respondeu de maneira positiva e atenciosa.

Mesmo que você receba uma avaliação negativa, respondê-la adequadamente pode transformar uma crítica negativa em positiva para sua reputação.

Marketing médico com mídias sociais 

A mídia social é agora o método preferido de comunicação de muitas pessoas que querem se manter conectadas.

Então, qual é a melhor maneira de fazer com que sua prática seja notada?

Anúncios de mídia social de saúde e postagens ativas são ideais para que você seja notado. Além disso, eles ajudam a promover relacionamentos com pacientes potenciais e atuais.

As mídias sociais podem ser usadas como um grande recurso de informação, uma ferramenta de credibilidade e uma plataforma de rede para comercializar com pacientes em potencial por meio de anúncios direcionados. 

Aproveitar esses meios de comunicação, como Facebook e Instagram, permite que você se envolva em um nível pessoal e crie confiança. 

Você também pode segmentar os clientes que procuram seus serviços e usar as ferramentas integradas para se concentrar em atributos específicos, e para aprimorar determinados dados demográficos e interesses para encontrar seu cliente-alvo.

Com um aumento de mais de 300 milhões de usuários de mídia social apenas no ano passado, você pode alcançar seu público-alvo de maneira rápida e fácil.

Acompanhe facilmente seu ROI

Com uma estratégia de marketing digital médico, tudo é mensurável. Você pode rastrear e descobrir facilmente quais pacientes acessaram o site do seu médico a partir dos vários canais online. 

Isso fornece um ROI claro e comensurável, o qual permite que você acompanhe os cliques no seu site e as conversões de visitantes do site em novos pacientes conforme eles solicitam seus serviços. 

Google, Facebook e muitos outros sites têm seus próprios recursos de análise, mas também há muitas outras plataformas disponíveis para ajudar a reunir os dados para que você possa ver rápida e facilmente o desempenho do seu marketing online.

Considerações finais 

Esteja sempre atento às novas atualizações e tendências do marketing médico para potencializar o conhecimento já adquirido e aplicado.

A constância é uma das principais chaves do sucesso do marketing. Por isso, tenha frequência nas ações e não desanime mesmo que os resultados demorem para aparecer um pouco mais.

Texto escrito por Monique Horrana da Agência Médico.