Como produzir conteúdo para blog de odontologia

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Sabemos que as pessoas tendem a procrastinar ou evitar o atendimento odontológico. 

Portanto, quando um paciente está finalmente pronto para cuidar de suas necessidades de saúde bucal, é crucial que o site do seu consultório odontológico tenha todas as informações necessárias para dar o próximo passo.  

Nem todo paciente estará no mesmo lugar no processo. Alguns procurarão fazer um novo exame de paciente, enquanto alguns retornarão para realizar serviços adicionais. 

Por esse motivo, o conteúdo para sites odontológicos pode ser abordado de mais de um ângulo. O que sabemos certamente é que o melhor conteúdo odontológico online é atencioso, intuitivo e, às vezes, empático. 

Qual o objetivo do blog de odontologia

O conteúdo do site odontológico deve ter como objetivo ajudar os pacientes em sua jornada de cuidados bucais.

Alguns conteúdos podem estar fora do escopo de interesse de um paciente (como divulgações relacionadas a negócios).

Desde que a maior parte do conteúdo se destine a ajudar os pacientes a tomarem cuidados odontológicos, seu site será bem conduzido.Aproveite o tempo para avaliar o conteúdo do seu site e o propósito a que cada peça serve.

Se não estiver ajudando os pacientes ou ajudando as operações comerciais da prática exercida, ele pode não figurar, por exemplo, em primeiro lugar no Google como uma renomada clínica de odontologia na Casa Verde.

Como escrever o conteúdo do site odontológico?

Escrever o conteúdo de um site odontológico começa com o planejamento. Ter um propósito claro do cada conteúdo fará, ajuda a direcionar o processo. 

Um bom conteúdo do site deve ser completo em termos informativos, mas também eficaz, para que possa incentivar o paciente a continuar no processo de atendimento odontológico. 

À medida que visitam cada página do seu site, seu paciente está conhecendo sua prática odontológica. E é por isso que um planejamento cuidadoso deve ser direcionado à boa escrita de conteúdo informativo.

Isso começa-se com o conteúdo principal da web dental (o que também é chamado de cópia do site). 

Isso abrange todas as seções do seu site, como a seção “sobre nós”, informações de tratamento, serviços, depoimentos, etc.

Idealmente, cada página da web deve suportar a missão de sua clínica e deve capacitar seus pacientes a manter dentes e gengivas saudáveis. 

Ter todas as páginas do seu site completadas, entretanto, não significa que você o concluiu. Um médico de reumatologia em Maringá, por exemplo, se almeja um melhor posicionamento à frente dos demais, precisa se aplicar na tarefa de incrementar o site

O conteúdo do blog é necessário para que se aumentem os recursos de acessibilidade às boas informações relativas à saúde bucal do cliente. 

Além disso, o conteúdo serve à boa otimização do site nos mecanismos de pesquisas, visto que essa é uma das táticas à qual o Google favorece.

Um site odontológico completo nunca termina o processo de conteúdo. 

“Para melhorar suas chances de ser encontrado na pesquisa e ajudar os pacientes a dar passos em sua jornada de atendimento odontológico, seu site deve ter novos conteúdos regularmente.”

Forneça informações relevantes 

Embora existam ferramentas de marketing digital que dirão quais termos de pesquisa são mais populares, é útil se inquirir e inquirir a sua própria população de pacientes para obter mais perspectivas:  

  • Que perguntas odontológicas você ouve com frequência? 
  • Quais são as principais preocupações de seus pacientes? 
  • Quais são os medos deles?
  • Quais são alguns equívocos comuns sobre atendimento odontológico abordáveis?
  • Que tópicos da odontologia pouco explorados você pode abordar? 

Use sua base de pacientes como uma bússola que o guia ao desenvolvimento do conteúdo do seu site odontológico. Isso o ajudará a conhecê-los melhor.

Você pode, também, em vez de recorrer à escrita de posts intermináveis, considerar uma seção de perguntas frequentes (FAQ) para pacientes que desejam respostas rápidas.

Quanto mais você incutir no blog informações pertinentes aos pacientes, mais significativo será seu conteúdo a eles.

Por exemplo, informações de uma mastopexia em L em SP podem lhe ser valiosas, caso sejam bem abordadas e explicitadas a eles.

“Com o que seus pacientes mais se importam? Use sua base de pacientes como uma bússola para o desenvolvimento de conteúdo do seu site odontológico, de maneira que você os conheça melhor.”

Seja inclusivo 

Você pode cuidar de pacientes que falam outras línguas ou têm deficiências. Solucionar as lacunas de comunicação é, por definição, a inclusão em ação. 

Quando a isso, as soluções que devem ser consideradas são:  

  • Adicionar ferramentas de acessibilidade;
  • Realizar a inclusão de suportes a outros idiomas em seu site;
  • Garantir acessibilidade em Libras;
  • Ferramentas visuais aos que têm menor acuidade visual.

Evite jargões e terminologias que podem atrapalhar a compreensão dos seus pacientes acerca dos conteúdos publicados.

Sim: você deseja ter um conteúdo cuja profissionalidade e seriedade se mostrem, para manter a credibilidade no campo odontológico

Porém, produzir conteúdo para um site acessível significa escrever textos que possam ser facilmente entendidos pelo leitor médio. 

Pense em como você comunicaria informações ao paciente por telefone ou no consultório. A linguagem utilizada deve ser natural e de fácil apreensão para o paciente. 

Se você sente que seus pacientes estão ansiosos para aprender alguns dos aspectos mais complexos do mundo odontológico, certifique-se de traduzir termos e jargões com os quais eles possam não estar familiarizados em linguagem simples.

Quando, por exemplo, aborda-se um tema complexo como como tratar dor na coluna em Nova Iguaçu, a simplificação dos termos deve ser o norte pelo qual você guiará a sua comunicação.

Eles ficarão encantados em aprender algo novo com um conteúdo que eles podem entender. 

Seja atencioso

Certifique-se de que seu site possa ser usado por todos aqueles que não falam a língua do site ou aqueles que têm deficiências audiovisuais e de mobilidade. 

Mantenha-se sempre aliado à ideia de escrever em termos simples, a fim de que os pacientes possam compreendê-lo com retidão.

Mantenha a linguagem amigável e com o objetivo de encorajar os pacientes a superarem dúvidas e a priorizarem a sua saúde bucal.

O conteúdo que é compassivo, tranquilizador, validador e inspirador exerce bem a função de facilitador desse objetivo.

Isso se faz essencial pois muitos pacientes que estão lendo páginas de conteúdo da web on-line podem ter medo de procedimentos dolorosos, invasivos e caros.  

O conteúdo do site odontológico que mostra uma compreensão profunda do que eles estão passando pode ajudar a deixá-los à vontade, mas, idealmente, também deve conduzi-los à ação. 

O site odontológico mais eficaz deixará o paciente à vontade e o incentivará a dar o próximo passo em direção à busca da saúde bucal e pela procura de um forte sorriso confiante.

Contrate escritores e editores competentes 

A maioria dos consultórios odontológicos não tem tempo para a criação de conteúdo do site para a cópia principal da web ou para a produção contínua do blog. 

Por esse motivo, faz sentido terceirizar a escrita do conteúdo. No entanto, nem todos os redatores de sites ou blogs estão preparados para produzir conteúdo que apresente informações odontológicas com precisão.  

Seria um desperdício de recursos o descarte de conteúdos que não podem ser incluídos no seu site. Por isso, vale a pena garantir que você contrate profissionais que estejam à altura dessa tarefa. 

É melhor trabalhar com escritores e editores que tenham experiência com redação na área da saúde e que saibam escrever conteúdo de acordo com as melhores práticas de saúde.

Por exemplo, contratar redatores inexperientes para falar de uma vasectomia em Concórdia pode ser um custo dispendioso à empresa que pretende fazê-lo, visto que estes podem, no pior dos casos, passar informações erradas aos leitores.

Otimize os conteúdos para os mecanismos de busca 

Além de impressionar seu público com experiência, o conteúdo do blog do site odontológico também tem um impacto direto na frequência com que sua clínica aparece nos mecanismos de pesquisa. 

A produção de conteúdo que é mais relevante ao seu suposto paciente ideal se ancora em termos de pesquisas naturais, que um indivíduo efetua a fim de encontrar dicas, conselhos e mesmos soluções práticas aos problemas com que ele lida.

Postulam nas primeiras páginas do Google aqueles que, para além de realizarem uma boa produção de conteúdo, respondem às demandas e às perguntas mais exibidas nas ferramentas de pesquisa.

Isso é conhecido como otimização de mecanismo de busca (SEO). 

O Google pode apontar, por meio de métricas e no campo de pesquisa, por exemplo, quando um site está se esforçando para entregar um conteúdo de qualidade de modo regular.

Este pode ter a aspiração, por exemplo, de atender aos visitantes de um site de ablação de tireoide. Se bem-feito e atencioso às táticas de SEO, esse conteúdo tem mais chances de pertencer às primeiras páginas do Google.

Pesquisa de palavras-chave

Uma maneira poderosa de fortalecer sua presença online é utilizar uma estratégia de palavras-chaves bem pensadas. 

Existem ferramentas de pesquisa de palavras-chave disponíveis para identificar as melhores palavras-chave odontológicas ou locais para o seu site.

Essas ferramentas geralmente estão nas mãos de especialistas em marketing contratados para gerenciar o conteúdo do site. 

A inclusão de palavras-chave de SEO odontológico é fundamental para o conteúdo do site odontológico. 

Antes de tudo, o conteúdo do site deve indicar claramente que tipo de prática (odontologia geral ou especializada) é, quais as áreas geográficas que cobre e quaisquer particularidades sobre a população de pacientes atendidas.

Em seguida, o conteúdo do blog deve se concentrar em tópicos odontológicos relevantes a quem procura atendimento.

Posteriormente, incluir termos de pesquisa populares relevantes no tópico, para que o conteúdo tenha a melhor chance de aparecer nos mecanismos de pesquisa.

Um alergista que enseja um aumento da sua popularidade, pode utilizar, por exemplo, o termo “alergista em Curitiba”. 

O Google constantemente inspeciona a internet e indexa cada site ao que ele contém. Isso ajuda a determinar para quais termos de pesquisa do usuário o conteúdo é relevante. 

É essencial ter conteúdo de site odontológico de qualidade, que seja rico em palavras-chave relevantes para pacientes em sua área.

Isso a fim de que seja possível posicionar melhor o seu site odontológico, algo que facilitará a angariação de clientes on-line em potencial. 

“A pesquisa do Google é alimentada por palavras-chave de conteúdo. Certifique-se de incluir, nas suas produções, termos de pesquisa naturais e palavras que ajudem o Google a entender a quem seu site atende.”

Link Building 

Vincular conteúdo a outro conteúdo relacionado (como páginas do site, páginas de destino e artigos de blog) ajuda o Google a entender melhor a relevância de cada parte.

Obter mais vinculação de outros sites aos seus conteúdos serve à criação de uma autoridade digital firme, algo que incrementará, sem dúvidas, o aumento de tráfego endereçado ao seu site.

A vinculação incentiva o engajamento, fornecendo a um visitante faminto por informações, mais itens para consumir. Aqueles que lerem seu conteúdo apreciarão que você se vinculou a outro conteúdo em que possam estar interessados.

Considerações finais

Como o SEO é parte integrante da sua estratégia de conteúdo, os elementos periféricos do site também contribuem para sites de alto desempenho, e por isso as técnicas de SEO para blog de odontologia e clínica de psicologia em Fortaleza são imprescindíveis. 

Atente-se ao cumprimentos das etapas de:

  • Descrição das imagens;
  • Boa formatação;
  • Conteúdo bem arranjado e organizado;
  • Atualização constante de documentos e postagens.

É normal que os termos de SEO se pareçam muito técnicos e estranhos para você. Aqueles com experiência em marketing digital de SEO podem ajudar a configurar tudo da maneira certa para que seu site odontológico alcance os pacientes online.

Texto escrito por Monique Horrana da Agência Médico.