Apesar de ainda ser um assunto que gere algumas ressalvas por preconceitos, colocar um parente idoso em uma casa de repouso não significa abandoná-lo, muito pelo contrário.
Partindo de uma visão diferente dos antigos estereótipos, a creche para idoso existe para dar suporte e ajudar nos cuidados que eles precisam.
Isso porque devido a rotinas agitadas e muitas vezes falta de preparo ou conhecimento, a família não consegue cuidar sozinha do integrante da terceira idade.
Por esse motivo, muitos procuram nesses ambientes a solução necessária, pois além de todo o cuidado médico especializado, os idosos também têm tranquilidade, conforto e segurança, garantindo uma melhora significativa na qualidade de vida.
Embora as casas de repouso oferecem benefícios ao idoso e à família, como:
Ainda existem outros fatores que podem se tornar decisórios no momento da escolha por uma casa de repouso.
Como as demais atividades diárias oferecidas pela casa de repouso em Santo André ou outras, nas quais mantém a qualidade de vida do idoso, como as explicadas a seguir.
A administração dos remédios dos residentes fica inteiramente a cargo da casa de repouso, que tem que cumprir com o horário e quantidade correta, segundo indicação médica.
Como estratégia de incentivo ao fortalecimento dos músculos do corpo, e também estímulo da mente, esses ambientes oferecem a prática de atividades cotidianas que contribuem para a saúde física e cognitiva de seus residentes.
Dentre as atividades diárias, podemos destacar: ateliês, grupos de leitura, caminhada, exercícios laborais e até mesmo jogos de xadrez.
Ao entrar na terceira idade, muitas vezes, o convívio social acaba não sendo como antes na juventude, ainda mais se o idoso viver sozinho.
Portanto, assim como em outras faixas etárias, o isolamento pode ajudar no surgimento de sentimentos negativos como solidão, tristeza ou baixa-estima.
Por isso, o ambiente de uma casa de repouso é dinâmico de maneira que promova o convívio social entre os residentes, funcionários, familiares e outros visitantes, como os voluntários.
Visto que a convivência é a principal forma de garantir bem-estar e satisfação do familiar idoso, mantendo a mente sadia.